Cidade japonesa testa sistema de votação baseado em blockchain
Mais um desenvolvimento que une eleições e blockchain
A cidade japonesa de Tsukuba, a norte de Tóquio, recentemente testou um sistema de votação baseado em tecnologia blockchain, relatou o jornal local The Japan Times.
Tsukuba, que foi descrita pelo The Japan Times como “centro para pesquisa científica”, realizou o teste no fim de agosto. Para votarem, os participantes deveriam possuir o “My Number Card” — um número de identificação de 12 dígitos emitido para todos os cidadãos do Japão, inclusive moradores de outros países, que foi introduzido em 2015.
De acordo com o site oficial da cidade de Tsukuba, a eleição foi dedicada a diversos programas sociais. Residentes puderam escolher quais das 13 iniciativas propostas eles gostariam de apoiar, incluindo o desenvolvimento de uma nova tecnologia relacionada ao diagnóstico de câncer, construção de objetos para esportes ao ar livre e criação de navegação por som na cidade.
Leia mais: Polícia russa confisca caixas eletrônicos de Bitcoin
Funcionalidades do blockchain a serviço da democracia
A tecnologia foi utilizada para prevenir qualquer tipo de intromissão no processo de votação, além de evitar a falsificação dos resultados.
O prefeito de Tsukuba, Tatsuo Igarashi, afirmou que a tecnologia ajudou a resolver estes problemas.
“Eu pensei que o blockchain envolveria procedimentos mais complicados, mas eu descobri que estes procedimentos são mínimos e fáceis,” ele explicou ao Japan Times.
Introduzir tecnologia blockchain em processos eleitorais está ocorrendo atualmente em diversas cidades do mundo. A cidade de Zug, na Suíça, conhecida como “Vale Cripto”, completou com sucesso sua primeira eleição baseada em blockchain no mês de julho. Em uma notícia mais recente, soldados estadunidenses servindo fora do país receberam a oportunidade de utilizar um aplicativo para smartphone baseado em tecnologia blockchain, para que pudessem participar das eleições federais do estado da Virgínia Ocidental, que ocorrerão em novembro.
Leia mais: Banco Central do Laos desencoraja utilização de criptomoedas
Fonte: The Cointelegraph