Cineasta Robert Wilson lança primeiro NFT com imagem de Lady Gaga

O cineasta e artista Robert Wilson está leiloando seu primeiro NFT: um retrato em vídeo de Lady Gaga, que realiza uma reformulação animada da pintura de 1793 de Jacques-Louis David, “A Morte de Marat”.

GAGA / MARAT, o título da obra digital, está disponível na Phillips Auction House “20th Century & Contemporary Art Day Sale” hoje, 24 de junho em Nova York, com lances a partir de apenas US$ 100 sem fornecer uma estimativa inicial.

Robert Wilson, inspirado pela representação de Marat, um conhecido jornalista francês morto durante a Revolução, colaborou com a artista pop Lady Gaga para recriar a cena como um de seus retratos em vídeo. Gaga posou como Marat enquanto ao fundo sua voz recita os escritos eróticos do Marquês de Sade, tornando-se a trilha sonora da obra.

Este novo retrabalho de Wilson está em consonância com sua pesquisa artística sobre os temas da reprodução, autenticidade e edição presentes no meio da pintura.

A mudança contemporânea para a mídia digital também reflete as mudanças no jornalismo e na reportagem no final do século 18, a que Jacques-Louis David se refere.

Já no outono de 2013, os vídeos-retratos de Robert Wilson foram apresentados em uma exposição individual realizada no Musée du Louvre e simultaneamente na Galerie Thaddaeus Ropac.

https://www.youtube.com/watch?v=d2xcUg5kv0I

O artista, por meio de um NFT, com GAGA / MARAT 2021 reconceitua o papel de vanguarda desempenhado pela icônica pintura revolucionária em 1793 e a apresenta como uma nova obra pós-moderna para 2021.

Os Video Portraits de Robert Wilson faz parte de uma longa tradição na história da arte, mas usam novas mídias: em vez de usar tinta a óleo e tela, Wilson usa vídeo-fotografia, monitores e agora Blockchain.

Fonte: Cryptonomist

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.