CME não foi responsável pelo declínio do Bitcoin em 2018

CME pode ter manipulado o preço do Bitcoin em 2017?

O preço do Bitcoin é muito volátil e o período entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro semestre de 2018 é um exemplo claro. O preço passou de cerca de US $ 2.600 para sua máxima histórica de US $ 20.000 em dezembro de 2017 e chegou a US $ 6.000 em julho de 2018.

Na época, porém, nenhuma instituição estava envolvida abertamente no mercado de criptomoedas e o lançamento de contratos futuros de Bitcoin de nível institucional nos CBOE Global Markets e na Chicago Mercantile Exchange (CME) em dezembro de 2017 foi percebido como uma conquista histórica.

Logo após a CME lançar seu popular contrato futuro de Bitcoin, no entanto, o preço subiu e entrou em um dos seus mercados de urso mais prolongados da história. Muitos membros da comunidade de criptomoedas pensaram que isso tinha algo a ver com os contratos futuros. De acordo com o analista de criptomoedas PlanB não foi isso que aconteceu.

Bitcoin não é manipulado por contratos futuros

O popular analista, PlanB, levou ao Twitter a discussão sobre o ocorrido na época.

Segundo ele, o preço do Bitcoin não é manipulado por contratos futuros. Ele disse:

“A CME lançou os futuros de BTC em dezembro de 2017. Muitos apontam que a alta histórica de dezembro de 2017 aconteceu por manipulação de mercado. Mas os preços do BTC permaneceram perfeitamente dentro das bandas S2F. Eu esperava que isso acontecesse com ou sem futuros. Nada incomum.”

bitcoin s2f

Indo além, ele também explicou que, em outubro de 2017, o Bitcoin estava sendo negociado a cerca de US $ 7.000 – onde é negociado no momento. No entanto, a introdução de futuros “gerou esperança de entrada maciça de instituições (“ o rebanho está chegando ”) e o BTC saltou quase 3x para US $ 20 mil em dezembro de 2017. O rebanho nunca chegou e os preços voltaram a US $ 7 mil e vêm oscilando desde então.”

Taxa de estoque para fluxo do Bitcoin

PlanB apresentou uma hipótese que poderia alinhar o Bitcoin ao ouro e à prata usando a proporção de estoque para fluxo da criptomoeda.

Ele compara o valor com o tamanho dos estoques existentes de reservas. Fluxo é o fornecimento anual de Bitcoin no mercado. De acordo com este modelo, o valor de mercado do Bitcoin após o halving deve ser de cerca de US $ 1 trilhão, colocando uma única moeda em cerca de US $ 55.000.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.