Cofundador da Ripple, Jed McCaleb vende 28 milhões de tokens XRP em meio a um processo da SEC

XRP está passando maus bocados nas mãos da SEC

Jed McCaleb, cofundador da Ripple e ex-Diretor de Tecnologia (CTO), aparentemente retomou a venda de sua reserva de XRP, se desfazendo de 28 milhões de XRP.

McCaleb, junto com Chris Larsen e Brad Garlinghouse, cocriou e estabeleceu a Ripple Labs em 2012. O programador passou a criar a agora extinta exchange de Bitcoin Mt.Gox, assim como a Stellar Development Foundation, responsável pela criptomoeda Stellar (XLM). Antes de partir da Ripple, McCaleb recebeu 9 bilhões de XRP e um acordo foi feito para que ele pudesse vender XRP, mas apenas uma certa quantia por dia.

Agora, parece que o criador da Ripple retomou suas vendas de XRP, após ter ficado inativo por 25 dias. A primeira venda de XRP de Jed McCaleb desde o processo da SEC é relatada no valor de 28,6 milhões de XRP, que vale cerca de US$ 8,8 milhões no momento. A transação foi realizada pelo pesquisador cripto Leonidas Hadjiloizou, que apontou que McCaleb havia retomado suas vendas de XRP “tacostand”. O analista escreveu:

“Jed interrompeu suas vendas no passado, para permitir a venda de uma instituição de caridade para a qual ele havia doado o XRP. Desta vez, porém, ele interrompeu suas vendas logo após o processo. Não há como saber por que ele retomou. Ele poderia ter esperado algum conselho de seus advogados ou por um milhão de outras razões. ”

O pesquisador também observou que McCaleb iria vender outros 9,7 milhões de XRP em um futuro próximo.

Especulou-se sobre isso como um meio para o cofundador se livrar de suas reservas XRP, especialmente porque o token continua se depreciando à luz do processo da SEC.

McCaleb retoma as vendas de XRP, agitando sussurros

A US Securities and Exchange Commission (SEC) acusou a Ripple Labs, juntamente com o cofundador Chris Larsen e o CEO Brad Garlinghouse, de vender tokens XRP desde 2013 sem um registro oficial deles como títulos. O fato de que os tokens foram liberados da custódia e que todos os principais executivos da Ripple se beneficiaram com as vendas de XRP pessoalmente foi criticado como ilegítimo. Muitos levantaram suas sobrancelhas e questionaram o quão verdadeiramente descentralizado isso tornou o XRP.

Enquanto alguns levantaram a hipótese de que o objetivo de McCaleb é se livrar do XRP antes que a moeda caia para novas profundezas e seja tarde demais para se livrar de suas reservas, outros especularam que a retomada das vendas de McCaleb é um indicativo de sentimento otimista. Na verdade, alguns na comunidade de criptomoedas consideram que o resultado do XRP será positivo, apesar do processo atual. Um pseudônimo defensor da criptomoeda disse:

“Bem, se Jed interrompeu suas vendas por causa de preocupações, o fato de que ele está reiniciando as vendas agora significa que essas preocupações provavelmente foram resolvidas de maneira positiva.”

Em qualquer caso, pode ser muito cedo para especular sobre quais são as intenções de McCaleb. Por enquanto, o XRP caiu abaixo do nível psicológico crítico de $ 0,30 mais uma vez. O preço do token caiu consideravelmente, uma vez que muitas exchanges de criptomoedas se moveram para interromper as negociações de XRP para seus clientes nos EUA, com medo de serem impactadas pelo processo da Comissão.

O pré-julgamento acerca da SEC e da Ripple Labs está marcado para 22 de fevereiro, e ambos os lados devem apresentar argumentos para o caso, como possíveis moções e acordos.

Fonte: Blockchain.News

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.