Coinbase: correlação entre o Bitcoin e o S&P 500 é temporária

Correlação entre o preço do bitcoin e o S&P 500

Ontem, uma publicação feita no blog oficial da Coinbase, destacou que a correlação entre o preço do bitcoin e o S&P 500 é meramente temporária.

A análise foi realizada por Mike Co e Shawn Dejbakhsh, que afirmam explicitamente o seguinte:

“Embora o Bitcoin tenha vendido recentemente ao lado do S&P 500, com base em dados históricos, a correlação recente pode ser temporária”

Mike e Shawn lembram que há anos o bitcoin é amplamente considerado um ativo “não relacionado” e que, no geral, isso é estatisticamente verdadeiro.

Isso é demonstrado pelo coeficiente de correlação entre o preço do BTC e o índice US S&P 500, que permaneceu muito baixo por grande parte de sua história. No entanto, houve uma correlação recentemente.

A evolução dessa correlação ao longo do tempo mostra claramente que é uma correlação muito volátil, movendo-se rapidamente de altos a baixos.

Anotação 2020 03 20 123644

Em outras palavras, os dois índices não mostram uma correlação duradoura em longo prazo.

Pelo contrário, em certos momentos, a correlação foi revertida, como em janeiro de 2020, e essa reversão ocorreu mais de vinte vezes desde 2015.

Isso significa claramente que o BTC não se relaciona com os principais índices do mercado de ações ao longo de sua história.

De fato, se o mesmo grau de correlação for calculado com o índice S&P 500 e o índice Dow Jones Industrial (DJI), por exemplo, o gráfico parecerá completamente diferente, com um alto nível de correlação quase constante ao longo do tempo.

Outra comparação interessante, por outro lado, é a do grau de correlação do preço do BTC com o do ETH, que revela uma correlação notável, principalmente a partir de 2018.

Portanto, este estudo revela claramente que não há correlação histórica ou duradoura entre a tendência do preço do bitcoin e a do índice S&P 500, ou das bolsas de valores americanas em geral.

Além disso, o presidente da CoinShares, Danny Masters, revelou recentemente à Bloomberg que acredita que, neste período de bloqueio real para muitas atividades, o Bitcoin é realmente favorecido, porque é provavelmente o único ativo financeiro que pode operar completamente remotamente, sem que qualquer pessoa  precise trabalhar fisicamente para operar a rede.

Para este ponto, ele acrescentou:

“Embora as coisas pareçam sombrias para todos, não consigo pensar em um ativo melhor para comprar do que o Bitcoin”.

O mesmo artigo da Bloomberg também menciona algumas “boas notícias para os fãs de criptomoedas”, com o chefe de pesquisa de Bequant para uma empresa de ativos digitais, Denis Vinokourov, acrescentou:

“O mercado de criptomoedas tentou dissociar-se do comércio de correlação S&P 500, que está na vanguarda da atividade recente do mercado e após dias de negociação no vermelho. Embora o Bitcoin possa ter sido negociado em sincronia com outros ativos de risco, ou seja, ações, as chances dessa quebra de correlação sempre foram altas ”.

Fonte: cryptonomist

 

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.