Coinbase nega ter vendido informações de clientes para governo dos EUA

coinbase03
A terceira maior exchange do mundo enfrenta problemas sérios de reputação. Imagem: Reprodução

A empresa garante que os dados fornecidos tiveram a finalidade de auxiliar as autoridades a combater crimes financeiros.

X9, Coinbase?

A exchange Coinbase, uma das maiores do mundo, foi a público esclarecer que não vende informações de clientes. A empresa está sendo acusada de fornecer informações indevidas para o governo norte-americano.

Confira a resposta da exchange:

“Nós queremos deixar isto incrivelmente claro: a Coinbase não vende dados proprietários de consumidores. Nossa principal preocupação sempre foi, e sempre será, garantir a experiência cripto mais segura para nossos usuários.”

“Nossa ferramenta, a Coinbase Tracker, foi desenhada para dar suporte a compliance e ajudar a investigar crimes financeiros, como lavagem de dinheiro e financiamento terrorista. Ela coleta tais informações de fontes públicas e não faz uso de dados internos da exchange. Nunca.”

Motivos da desconfiança

E empresa realizou um acordo com a Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) em setembro de 2021. O objetivo é desenvolver “software de desenvolvimento de aplicativos como serviço” em troca de US$ 1,36 milhão.

A Moody’s, empresa de classificação de crédito, rebaixou a Corporate Family Rating (CFR) da corretora. Trata-se de um índice que mensura a capacidade de uma companhia ser capaz de honrar com suas obrigações econômicas.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.