Coinbase sofreu pressão para paralisar todas as negociações, exceto o Bitcoin
A SEC dos EUA solicitou à Coinbase que suspendesse a negociação de todas as criptomoedas, antes de entrar com uma ação contra a exchange
O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, compartilhou em uma entrevista ao Financial Times, em 31 de julho, que a SEC dos EUA solicitou que sua empresa removesse a maioria das criptomoedas listadas na plataforma, restando apenas o Bitcoin.
Eles voltaram para nós e disseram que acreditamos que todos os ativos, exceto Bitcoin, são valores mobiliários. E nós dissemos, bem, como você chegou a essa conclusão, porque essa não é a nossa interpretação da lei. E eles disseram, não vamos explicar isso para você, você precisa excluir todos os ativos que não seja Bitcoin.
O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, revelou que a SEC considera todos os ativos, exceto o Bitcoin, como valores mobiliários, seguindo a visão anteriormente expressa pelo presidente da SEC, Gary Gensler. No entanto, Armstrong e outros na indústria estão confusos, já que o regulador não explicou seu raciocínio por trás dessa posição.
- Veja também: O Tribunal anula a decisão da SEC sobre os futuros SPIKES, considerando-a “arbitrária e caprichosa”
Antes de processar a Coinbase e a Binance, a SEC aumentou a pressão sobre a Coinbase, acusando-a de operar como uma exchange não registrada e identificando 13 criptomoedas como valores mobiliários não registrados. A mesma abordagem foi aplicada à Binance e seu CEO, Changpeng Zhao.
Brian Armstrong afirmou que cumprir o pedido da SEC teria prejudicaria a indústria de criptomoedas nos EUA. Em vez disso, ele decidiu contestar o assunto judicialmente:
Realmente não tínhamos escolha naquele momento, deslistar todos os ativos que não fossem Bitcoin, o que, a propósito, não é o que a lei diz, significaria essencialmente o fim da indústria de criptomoedas nos EUA […] É meio que tornou uma escolha fácil […] vamos ao tribunal e descobrir o que o tribunal diz.
A SEC afirmou ao Financial Times que sua divisão de fiscalização não faz pedidos formais para que empresas excluam ativos criptos. No entanto, o presidente da SEC, Gary Gensler, mencionou que eles podem compartilhar opiniões sobre ações que considerem arriscar minar a lei de valores mobiliários, como mencionado em um tweet no final de junho.
O ambiente regulatório para criptomoedas nos EUA é complexo e incerto, com a CFTC e a SEC tomando medidas contra líderes do setor. A legislação recente pode atribuir a maior jurisdição criptográfica à CFTC.
No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 29.386, com um leve aumento de 0,37% nas últimas 24 horas e de 0,53 nos últimos 7 dias, conforme a CoinMarketCap.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future