Coinbase pode solicitar uma licença bancária
A exchange Coinbase encontrou com reguladores dos Estados Unidos para discutir sobre uma requisição de licença bancária, segundo uma fonte anônima familiar à questão.
Leia mais: Rússia e Irã discutem transferências em criptomoedas para evadir sanções
O Wall Street Journal relatou que a empresa, uma das maiores da indústria das criptomoedas, encontrou com reguladores no início de 2018 para discutir a requisição de uma carteira bancária nacional, que precede regulações financeiras a nível estatal. A Coinbase ainda não se manifestou sobre as notícias.
Adquirir uma licença bancária expandiria a linha de serviços que a Coinbase pode oferecer a seus clientes, e removeria a necessidade de encontrar um banco parceiro disposto a trabalhar com a exchange.
A jogada também ajudaria a Coinbase a atrair interesse das grandes instituições que ela deseja trazer para suas plataformas. A empresa começou a lançar uma ampla variedade de produtos para investidores institucionais, incluindo custódia de cripto ativos, embora muitas instituições se sintam mais confortáveis trabalhando com parceiros que possuam licenças bancárias convencionais.
Leia mais: Steve Wozniak afirma que Ethereum pode ser a nova Apple
O relatório também declara que a startup de serviços financeiros em criptomoedas, ivyKoin, teve recentemente uma reunião com oficiais da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), agência federal dos Estados Unidos da América cuja principal função é a de garantia de depósitos bancários. O presidente da ivyKoin, Gary Fan, confirmou a reunião publicamente.
Contudo, requerer uma licença bancária pode submeter estas empresas a uma série de novas regulamentações, talvez até ofuscando os benefícios. A publicação cita Joseph Otting, oficial do órgão responsável pela análise do requerimento, em relação às suas declarações prestadas durante a reunião ocorrida no mês passado.
“Muitas empresas do ramo fintech vêm até nós, pois eles ouviram sobre essa coisa chamada carteira bancária nacional, que lhes dá preempção para atuar no país. Quando elas falam conosco e entendem o que é necessário para se tornar um banco, saem do prédio tão rápido que deixam marcas de derrapagem no chão.”
A Coinbase supostamente falou com a SEC sobre se tornar uma casa de corretagem registrada. A companhia é também uma das cinco que possuem a BitLicense, necessária para facilitar a negociação de criptomoedas nos níveis mais altos de regulamentação.
Leia mais: Binance Coin avança 21%
Fonte: CCN