Coinbase se prepara para listagem pública na bolsa de valores

Coinbase se preparando para entrar de vez no mercado de ações.

A Coinbase está preparando sua oferta pública inicial (IPO), visando uma listagem na bolsa de valores. Isso foi relatado pela Reuters, que cita fontes confiáveis.

Atualmente, não há confirmação oficial da Coinbase e de seu CEO Brian Armstrong.

A notícia é bastante incomum. A Coinbase seria a primeira grande exchange de criptomoedas a ser  listada na bolsa de valores. Mas primeiro precisará da aprovação da SEC.

E a SEC, como é bem conhecida, não costuma favorecer nada que venha do universo cripto, o que é demonstrado pela longa história sobre os ETFs de Bitcoin.

De qualquer forma, as fontes citadas pela Reuters dizem que a listagem no mercado de ações pode chegar ainda esse ano. No momento, no entanto, as negociações com a SEC ainda não começaram, embora a empresa americana esteja estudando qual caminho legal seguir.

Se e quando isso acontecer, seria um ponto de virada para o universo cripto. Um setor que a SEC ainda não regulamentou totalmente.

Linha de frente

No momento, há apenas uma certeza: a Coinbase acaba de contratar um novo chefe do departamento jurídico: Paul Grewal, que tem um histórico respeitável.

O novo chefe do departamento jurídico vem do Facebook e, antes disso, ele foi juiz no Distrito Norte da Califórnia.

Ele parece ser um dos maiores especialistas em tecnologia e legalidade, tendo acompanhado milhares de casos que o levaram a mergulhar nos aspectos legais relacionados à tecnologia. Dois casos em particular:

  • Apple vs. Samsung
  • Google vs. Oracle.

Sua tarefa na Coinbase será supervisionar todos os aspectos legais, a fim de expandir a empresa. Ele também trabalhará com a regulamentação.

“Contribuir para o desenvolvimento e implementação de produtos e serviços inovadores e regulamentados e apoiar o crescimento global e a estratégia regulatória da empresa”.

Quem sabe se essa nova contratação não ajudará na listagem na bolsa de valores.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

Coinbase, uma empresa de US$ 8 bilhões

A Coinbase é uma das maiores empresas de criptomoedas dos Estados Unidos. A Forbes a classifica como a terceira maior fintech, com mais de 8 bilhões de euros em ativos.

Fundada em 2012 com o objetivo de tornar o Bitcoin acessível a todos, em um momento em que as criptomoedas ainda não eram bem conhecidas, agora possui:

  • 35 milhões de usuários,
  • US$ 220 bilhões em transações,
  • 7 bilhões em custódia da Coinbase,
  • 100 países alcançados,
  • 1.000 funcionários.

É provável que o lançamento no mercado de ações aumente ainda mais a empresa.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.