Coinbase também planeja lançar seu ETF baseado em criptomoedas, e pede auxílio à BlackRock

Coinbase se junta à “corrida armamentista”

A Coinbase também planeja lançar um ETF baseado em criptomoedas, e recorreu à BlackRock pedindo auxílio, segundo fontes não identificadas entrevistadas pelo Business Insider. BlackRock, que gerencia US$6 trilhões em ativos, é pioneira em ETFs e tem um grupo dedicado ao estudo do blockchain.

Coinbase, que anunciou um fundo de criptomoedas para investidores aprovados em março, se juntou à VanEck, Bitwise Asset Management e Gemini na briga para introduzir o primeiro ETF baseado em criptomoedas. A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) recentemente rejeitou nove propostas de ETFs baseados em Bitcoin.

Um ETF da Coinbase monitoraria diferentes criptomoedas, segundo uma fonte que alegou estar por dentro do assunto.

Leia mais: Criptomoedas serão tratadas como proeminente mercado de trading na Austrália

BlackRock não tem interesse em criar fundos de criptomoedas

BlackRock, que lançou seu grupo dedicado a blockchain em 2015, alegou não possuir interesse em cripto fundos. Larry Fink, CEO da BlackRock, afirmou que os clientes da companhia não mostraram interesse em moedas digitais, e se referem ao bitcoin como um meio de lavagem de dinheiro.

A gigante gestora de ativos criou seu grupo focado em blockchain, com o objetivo de direcionar as aplicações relacionadas a esta tecnologia aos serviços financeiros, segundo uma fonte não identificada. O grupo possui funcionários envolvidos com os diversos negócios da companhia.

Os representantes do ramo de blockchain da BlackRock não prestaram recomendações à Coinbase, revelou a fonte, sendo ainda incerta a extensão das conversas.

Leia mais: Criador do Ethereum aponta fim da valorização massiva das criptomoedas

Webitcoin: Coinbase também planeja lançar seu ETF baseado em criptomoedas, e pede auxílio à BlackRock

Bancos exploram produtos de custódia de criptomoedas

Diversos bancos, enquanto isso, estão desenvolvendo produtos de custódia para criptomoedas.

Goldman Sachs tem trabalhado em um produto que permitirá aos bancos guardarem cripto ativos e monitorará as mudanças nos valores destes ativos para seus clientes. JPMorgan e Fidelity estão explorando produtos semelhantes.

A ICE, que opera a Bolsa de Valores de Nova York, anunciou uma plataforma de troca de criptomoedas chamada Bakkt em agosto.

O panorama de um ETF baseado em Bitcoin permanece incerto.

A indicação de Elad Roisman à SEC deu a algumas pessoas a esperança de que a Comissão estará mais inclinada a aprovar um ETF relacionado a criptomoedas, tendo em vista que Roisman é conhecido por ter uma forte postura sobre regulamentar criptomoedas.

Bill Barhydt, fundador da Abra, uma startup de pagamentos baseados em bitcoin, afirmou acreditar que um ETF baseado em criptomoedas será aprovado no ano que vem.

Leia mais: Pesquisa revela que 4 milhões de Bitcoins foram permanentemente perdidos

Fonte: CCN