CoinEx alerta que incidentes de segurança ameaçam o crescimento da Web3
A Coinex Exchange aponta que os ataques hackers a criptos estão mais comuns, abalando a confiança no mercado, o que exige responsabilidade coletiva da indústria
A CoinEx, plataforma profissional global de negociação de ativos digitais, destaca seu compromisso com os usuários e o mercado cripto, retomando plenamente suas operações regulares e serviços após extensas atualizações em sua infraestrutura de carteira.
No último ano ocorreram 136 incidentes de segurança entre importantes exchanges cripto, redes de blockchain, wallets, DeFi e NFTs, que causaram mais de US$4 bilhões em prejuízos, de acordo com levantamento de informações públicas veiculadas na mídia global. O impacto não se limita apenas às quantias roubadas, mas também às respostas posteriores das empresas em relação aos danos.
Dezenas de exchanges cripto foram alvo de ataques nos últimos anos e, enquanto umas agiram rapidamente para proteger os usuários o máximo possível, outras ocultaram hacks por meses ou anos, atrasando o ressarcimento e minando a confiança do mercado.
Para a CoinEx, essas reações contrastantes revelaram as verdadeiras prioridades de cada empresa durante os incidentes, sendo o usuário a primeira e mais fundamental delas. Por isso, desde que sofreu um ataque hacker em 12 de setembro de 2023, imediatamente implementou as seguintes medidas:
1. Às 23:00 (UTC+8) do dia 12 de setembro, a CoinEx suspendeu os serviços de saque e transferiu os ativos para a carteira fria.
2. Nas 48 horas seguintes, a CoinEx coordenou com exchanges parceiras o congelamento dos ativos relacionados e o fortalecimento dos protocolos de segurança da indústria.
3. Às 16:05 (UTC+8) do dia 14 de setembro, a CoinEx publicou anúncios oficiais para confirmar que a causa raiz do ataque foi o comprometimento da chave privada de parte das suas hot wallets e esclareceu os detalhes do incidente.
- Veja também: Grandes investidores estão acumulando USDT, será que teremos um aumento no preço do Bitcoin?
4. Às 19:58 (UTC+8) do dia 14 de setembro, Haipo Yang, CEO da CoinEx, fez uma
declaração pública em sua conta pessoal no X (Twitter), prometendo resolver
prontamente o ataque e garantindo 100% de compensação aos usuários afetados.
5. Durante todo o processo, a CoinEx comunicou prontamente atualizações por meio
das redes sociais, plataformas da comunidade e anúncios em seu site, mantendo os
usuários informados a cada passo.
6. No dia 17 de outubro, a CoinEx retomou plenamente suas operações regulares e
serviços após extensas atualizações em sua infraestrutura de carteira.
A indústria de criptomoedas tem enfrentado desafios imensos, com players da indústria e usuários enfrentando várias dificuldades. A resposta da CoinEx em relação ao hack, mantendo uma comunicação ágil, relatando os últimos progressos e medidas tomadas. Seu engajamento transparente, diálogo contínuo e atualizações pontuais foram formas da empresa cuidar de seus clientes e demonstrar sua seriedade ao mercado.
Haipo Yang, CEO da CoinEx, enfatiza que os desafios recentes mostraram as inevitáveis dores do crescimento na trajetória da indústria Web3: “para o ecossistema cripto continuar avançando de forma positiva, é necessário diligência coletiva frente aos entraves em meio a mercados em baixa atuais e ao crescente número de ataques, com medidas de segurança robustas que constroem a confiança essencial dos usuários, enquanto uma expansão prudente e crescimento bem planejados destravam o potencial da indústria cripto.”
A exchange reforça que a transparência e responsabilidade coletiva da indústria são fatores
chave para enfrentar ameaças que abalam a confiança no mercado, permitindo a aliviar as
preocupações de usuários e da comunidade cripto.
Sobre a CoinEx
Fundada em 2017, a CoinEx é uma exchange global de criptomoedas dedicada a tornar a negociação de ativos digitais acessível a todos e que está presente em centenas de mercados, transacionando mais de 3.5 bilhões de dólares mensalmente.
A exchange faz parte do Grupo ViaBTC, um ecossistema de negócios blockchain que inclui:
. ViaBTC pool – 3º maior pool de mineração de Bitcoin do mundo,
. ViaBTC Capital – venture capital que se direciona aos projetos do setor,
. ViaWallet – carteira cripto multi-chain,
. OneSwap – plataforma descentralizada de negociação de criptomoedas,
. CoinEx Smart Chain – blockchain nativa do ecossistema,
. CoinEx Charity – fundo humanitário que move ações solidárias em escala global.
Business Partner
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future