CoinMarketCap implementa novos requisitos a serem seguidos pelas exchanges para evitar fraude nos volumes apresentados

CMC anuncia novos requisitos para aumentar a transparência dos dados fornecidos

Em março o WeBitcoin noticiou que o CoinMarketCap (CMC) foi acusado pela Bitwise Asset Management por supostamente apresentar dados errados em relação ao volume reportado pelas exchanges.

De acordo com um relatório da Bitwise, 95% do volume de negociação apresentado pelas exchanges no site é falso, “dando uma impressão fundamentalmente equivocada do verdadeiro tamanho e natureza do mercado do Bitcoin”.

Para tentar resolver a situação, nesta quarta-feira (1), em comemoração ao seu sexto aniversário, a plataforma anunciou a implementação uma série de novos requisitos a serem seguidos para garantir a transparência dos serviços oferecidos.

O site acaba de lançar a Aliança de Responsabilidade de Dados e Transparência (DATA), iniciativa que “procura promover maior transparência, responsabilidade e divulgação de projetos no espaço de cripto”.

O objetivo da DATA é fornecer “pontos de dados adicionais” tanto para capacitar os usuários na tomada e decisões quanto para fornecer um método para distinguir projetos por meio de divulgações aprimoradas.

Para participar do programa, as exchanges interessadas devem concluir procedimentos de verificação para filtrar fontes não confiáveis e viabilizar a maior precisão dos dados. As plataformas também devem fornecer dados de negociação e do order book ao vivo para permitir que as análises determinem medidas como liquidez, profundidade, spreads e outras medidas significativas.

De acordo com o blog do CoinMarketCap, as mudanças acima entrarão em vigor no dia 14 de junho.

Posteriormente a plataforma pretende aumentar os tipos de dados disponibilizados, visando “permitir análises e visualizações mais profundas das operações das exchanges“, como status das carteiras e pares de negociação em tempo real e histórico de dados de negociações.

Ademais, serão introduzidos canais de auto-relato para o fornecimento de informações adicionais sobre projetos.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli