Comissão Europeia recebe mais de 10.000 comentários sobre o euro digital

Comissão

Comissão Europeia quer saber a opinião dos cidadãos da União Europeia o que eles acham e esperam do euro digital

A Comissão Europeia recebeu cerca de 10.000 comentários públicos até agora em seu pedido de evidências sobre um euro digital, que será executado de 5 de abril a 14 de junho e visa obter feedback para o possível estabelecimento e regulamentação de uma moeda digital como uma nova forma de moeda do Banco Central.

Está tendo também uma consulta específica durante um período semelhante, concebida para ajudar nas decisões políticos a ponderarem questões como as necessidades e expectativas dos utilizadores relativamente a um euro digital, o papel do euro digital nos pagamentos a retalho e na economia digital da UE, a aplicação de regras para lavagem de dinheiro, privacidade e aspectos de proteção de dados e pagamentos internacionais, como foi publicado por Finextra.

Um documento de trabalho diz que a consulta direcionada é complementar a chamada pública de provas. O objetivo é coletar informações de especialistas do setor, provedores de serviços de pagamento, provedores de infraestrutura de pagamento, desenvolvedores de soluções de pagamento, comerciantes, associações de comerciantes, associações de consumidores, reguladores e supervisores de pagamentos de varejo, supervisores de combate à lavagem de dinheiro, unidades de inteligência financeira e outras autoridades relevantes e especialistas.

A UE ainda não tomou uma decisão sobre a emissão de uma moeda digital, com a consulta servindo como precursora de qualquer redação de lei que possa acontecer em 2023. O Bloco informou em fevereiro, citando o Politico, que Mairead McGuinness, comissária da UE para Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União de Mercados de Capitais, disse: “Nosso objetivo é apresentar legislação no início de 2023”.

O Banco Central Europeu abordou as preocupações com a privacidade em uma apresentação aos ministros das Finanças em 4 de abril e também está avaliando o potencial de uma moeda digital, com a fase prevista para continuar até setembro de 2023.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_