Comissária da SEC sobre o banimento do Bitcoin: “É muito difícil banir tecnologia Peer-to-Peer”

Hester Peirce diz que é “muito difícil” banir a tecnologia P2P

A Comissária da SEC, Hester Peirce, acredita que o governo dos EUA não pode banir o Bitcoin, afirmando que “é muito difícil banir algo que é essencialmente uma tecnologia ponto a ponto”. A comissária está esperançosa de que, com o novo presidente que tem profundo conhecimento de Bitcoin e criptomoedas, a SEC possa dar uma nova olhada em alguns dos motivos usados ​​para rejeitar fundos de Bitcoin negociados em bolsa (ETFs).

Hester Peirce, comissária da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, também conhecida na comunidade cripto como “crypto mom”, foi questionada sobre a possibilidade de que a administração Biden pudesse banir o Bitcoin em uma entrevista à Fox Business Charles Gasparino na quinta-feira.

Com os novos regulamentos de criptomoeda em andamento, os investidores estão preocupados se o governo irá proibir criptomoedas, incluindo Bitcoin. Algumas pessoas alertaram que os governos podem proibir o Bitcoin se ele se tornar um risco para seus sistemas financeiros. Entre eles estão o fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, Michael Burry do The Big Short e Ron Paul.

Proponente do Bitcoin, Peirce tem defendido que a SEC aprove os ETFs de Bitcoin. Sobre a possibilidade de banir o Bitcoin nos EUA, a comissária opinou:

“Acho que é muito difícil banir algo que é essencialmente uma tecnologia ponto a ponto. Acho que o objetivo, como acontece com qualquer tecnologia, é impedir que as pessoas a utilizem para fins ilícitos e apenas permitir que utilizem para fins legais. É isso que espero que aconteça.”

A comissária Peirce disse anteriormente que o governo seria “tolo” se tentasse banir o Bitcoin, comparando-o com o fechamento da internet.

O governo dos EUA está preocupado com o uso de criptomoedas em atividades ilícitas. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse várias vezes que as criptomoedas são usadas principalmente para financiamento ilícito. Ela também disse anteriormente que o Tesouro trabalhará com outros reguladores para chegar a regulamentações apropriadas para o espaço cripto.

A Fox Business relatou recentemente que a regulamentação de criptomoedas pode começar pelo Tesouro e que a SEC está aguardando orientações do Tesouro sobre políticas regulatórias amplas sobre criptomoedas.

A SEC também tem um novo presidente; Gary Gensler foi confirmado para liderar a comissão na semana passada. Possui profundo conhecimento sobre Bitcoin e criptomoedas, tendo ministrado aulas sobre o assunto no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Gensler também é ex-presidente da Commodity Futures Trading Commission (CFTC). Ele deve impor uma boa regulamentação sobre as criptomoedas.

Na semana passada, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei determinando que a SEC e a CFTC estabeleçam um grupo de trabalho focado em ativos digitais.

Sobre a possibilidade de a SEC aprovar um Bitcoin ETF este ano, Peirce disse: “Com o novo presidente, seremos capazes de dar uma nova olhada em alguns dos motivos que usamos para negar produtos de Bitcoin negociados em bolsa no passado.” Ela acrescentou:

“Francamente, o Canadá está à nossa frente agora. Eles não só têm produtos de Bitcoin negociados em bolsa, mas também produtos negociados em bolsa baseados em Ethereum.”

Fonte: Bitcoin.com

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.