Comitê suíço propõe que os bancos mantenham um dólar para cada dólar em exposição ao Bitcoin

Os bancos enfrentarão os requisitos mais extenuantes se quiserem ser expostos a criptomoedas.

Os reguladores da Basileia disseram hoje que os bancos enfrentam “o maior risco” de Bitcoin e outras criptomoedas, pois são ferramentas para a lavagem de dinheiro e uma ameaça para o mercado financeiro mais amplo.

O crescimento de criptoassets e serviços relacionados tem o potencial de aumentar as preocupações com a estabilidade financeira e aumentar os riscos enfrentados pelos bancos”, disse o Comitê da Basiléia, que inclui o Federal Reserve e o Banco Central Europeu.

Ele acrescentou:

“O capital será suficiente para absorver uma baixa total das exposições a criptoassets sem expor os depositantes e outros credores seniores dos bancos a uma perda.”

O que isso significa para o Bitcoin?

O comitê propôs uma “ponderação de risco” de 1.250% a ser aplicada à exposição de um banco ao Bitcoin e outras criptomoedas. Um ativo “ponderado pelo risco” são os ativos de um banco ou exposições extrapatrimoniais ponderadas de acordo com o risco potencial que o banco enfrenta caso as coisas dêem errado.

Esse cálculo ajuda a determinar a necessidade de capital de uma instituição financeira para cada ativo ou ativos que ela possui. Isso significaria que os bancos detêm um dólar de capital para cada dólar de Bitcoin que mantêm ou armazenam, com base em um requisito de capital mínimo de 8% citado pela Bloomberg .

Os requisitos de capital são definidos para serem diferentes para vários tipos de criptomoedas. Os tokens garantidos por, ou vinculados a, ativos do mundo real provavelmente terão uma exigência de capital menor .

Agora, comentários públicos são bem-vindos sobre a proposta antes que ela entre em vigor, e o comitê poderia alterar as políticas conforme e quando o mercado amadurecer.

 

Fonte: CryptoSlate

 

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8