Commerzbank desenvolve pagamentos de blockchain para caminhões autônomos
De máquina para máquina
O Commerzbank desenvolveu uma solução baseada em blockchain que permite pagamentos de máquina para máquina, segundo ela, poderia ser usada para permitir que caminhões autônomos paguem pelo carregamento de energia sem a necessidade de um ser humano.
Chamando-o de “concrete pilot project”, o banco alemão trabalhou em conjunto com a unidade de pesquisa e desenvolvimento da Daimler Trucks, no sistema diz: “lidar com pagamentos totalmente autônomos entre uma estação de carregamento elétrica e um sistema de caminhões”.
Os parceiros já provaram que o sistema funciona, de acordo com um anúncio na quinta-feira. Nos teste realizados, o Commerzbank colocou euros no sistema de blockchain e enviou-o à Daimler Trucks para o pagamento.
O banco não explica muito dos detalhes, por exemplo, como os euros são transacionados no sistema ou como a estação de carregamento receberia e processaria o pagamento.
Ele diz que, à medida que as máquinas estão se tornando “cada vez mais interconectadas e cada vez mais autônomas”, há uma necessidade crescente de permitir um acordo mútuo com “nenhum pagamento acionado por humanos”.
“Os atuais sistemas de pagamento ainda não podem mapear esse processo de pagamento totalmente automatizado”, disse o banco.
De acordo com Stephan Müller, membro do conselho divisional do Commerzbank, a nova plataforma faz parte do foco maior de sua instituição na tecnologia blockchain.
“Após a recente digitalização de transações com títulos e o uso da tecnologia blockchain, agora estamos nos concentrando em estruturas de pagamento baseadas em DLT. Como banco, naturalmente também vemos nossa missão de criar novas arquiteturas de pagamento digital para nossos clientes.”
Fonte: Coindesk
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.