Como a Bakkt pode afetar o valor do Bitcoin?
Será que o impacto da Bakkt será noticiável?
Bakkt, um mercado de contratos futuros de Bitcoin operado pela ICE, companhia associada à Bolsa de Valores de Nova York, está quase recebendo o aval do governo dos Estados Unidos.
A Bakkt tem trabalhado com a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) para ter seu plano de negócios aprovado, que gira em torno da entrega física de Bitcoin aos seus investidores.
O que diferencia a Bakkt de outros mercados futuros de Bitcoin?
As exchanges de mercados futuros de Bitcoin existentes nos Estados Unidos, como CME e CBOE, liquidam contratos com dinheiro – ou seja, são pagos em dólares, não em Bitcoin.
Desta forma, tendo em vista o suprimento limitado dos contratos da CME e CBOE, o efeito dos dois mercados futuros no valor do Bitcoin pode ser mínimo.
Kelly Loeffler, CEO da Bakkt, afirmou que contratos compensados em dinheiro possuem alguns benefícios, mas contratos compensados com Bitcoin são necessários para fortalecer a infraestrutura apoiando o ativo. Loeffler afirmou:
“É muito bom ter contratos compensados em fiat, mas há necessidade de entrega física de Bitcoin”, enfatizando que o objetivo da Bakkt é criar um ambiente confortável para investidores do ramo da ativos digitais.
A entrega física de Bitcoin garantida pelo mercado de contratos futuros de Bitcoin fornecerá aos investidores a custódia dos cripto ativos, e dará o ativo para cada investidor do mercado. Dependendo da demanda pelo ativo e a atividade de trading da exchange, o lançamento previsto para janeiro poderá afetar a oferta da criptomoeda dominante, acarretando em um aumento no seu valor.
Jake Chervinsky, um advogado do escritório de advocacia Kobre & Kim, disse:
“Também é válido ressaltar que a Bakkt fará a custódia e entrega de bitcoins reais. Isso significa que o fluxo de capital institucional reduzirá a oferta e (talvez) aumentará o valor. Isso é diferente de outros mercados futuros regulamentados, como CME e CBOE, que lidam apenas com contratos futuros compensados com dinheiro.”
Nos Estados Unidos, a ICE é reconhecida pela CFTC como um mercado de contratos, que permite à instituição certificar produtos futuros sem a aprovação da Comissão.
Entretanto, um mercado futuro de Bitcoin é estruturalmente diferente de outros mercados da ICE e, desta forma, mesmo que a instituição não necessite de uma aprovação direta da CFTC, Chervinsky ressaltou que ainda há trabalho a ser feito para que trabalhem com uma aprovação total ao novo mercado. Ele explicou:
“O fato da ICE poder certificar os contratos futuros da Bakkt não quer dizer que a Bakkt pode ignorar totalmente uma aprovação regulatória. A CFTC ainda tem jurisdição sobre produtos financeiros auto certificados. Ou seja: se a CFTC não quiser que contratos futuros de Bitcoin sejam negociados, eles não serão.”
Um passo mais próximo
Bakkt está um passo mais próxima de começar suas operações em 24 de janeiro de 2019, sua data prevista para lançamento. Se a instituição puder assegurar a aprovação da CFTC até o início de janeiro, espera-se que os contratos futuros sejam disponibilizados na data prevista.
O potencial impacto no valor do Bitcoin pela Bakkt e outros veículos de investimento pendentes, como um ETF, ainda permanece incerto. Porém, tendo em vista o produto oferecido pela exchange, é provável que haja um efeito noticiável na tendência de valor do ativo digital.
Fonte: CCN