Como a blockchain é capaz de afetar o mundo

Blockchain tem um grande caminho para percorrer, cercada de expectativas e ambições

Desde o seu início em 2009, a tecnologia blockchain já percorreu um longo caminho. Com o impacto que o Bitcoin causou em toda a mídia nos últimos anos, o desenvolvimento de aplicações blockchain ganhou reconhecimento sério e está começando a se tornar cada vez mais presente em nossas vidas diárias.

No começo a blockchain foi criado como um experimento econômico, dando origem à primeira versão dessa tecnologia, também conhecida como blockchain v1.0. Nesse ponto, o foco desta nova tecnologia dependia apenas da moeda, garantindo que as transações fossem feitas de forma segura e anônima, sem nenhum envolvimento de terceiros.

Esse experimento provou ser um sucesso e, portanto, a blockchain evoluiu continuamente nos próximos anos. Apareceram contratos inteligentes e, em seguida, aplicações de blockchain se tornaram algo, e agora mais e mais empresas adotam essa tecnologia devido à sua confiabilidade.

Então, com isso dito, a tecnologia blockchain está lentamente começando a ganhar mais presença em nossas vidas cotidianas, e aqui está como ela tem o potencial de mudar o mundo:

Cuidados de saúde

O sistema de saúde de hoje tem uma fraqueza que pode evoluir para um grande problema. Todos os dados de cada paciente são armazenados em um banco de dados centralizado. Portanto, ao ser centralizado, é possível invadir, colocando em risco informações privadas.

A blockchain pode ser muito útil nesse espectro, pois sua descentralização e alta ênfase na criptografia tornam praticamente impossível o hackeamento.

Internet das Coisas

Muito compartilha a mesma vulnerabilidade que o sistema de saúde. A Internet das coisas está praticamente em toda parte, de campainhas a carros e até edifícios. Todos podem ser patos para hackers.

A segurança é uma prioridade nos dois casos e, novamente, a tecnologia blockchain serve como uma solução muito promissora para esse problema.

Bancário

Obviamente, essa tecnologia pode trazer melhorias maciças ao sistema bancário, além de facilitar muito os pagamentos. Os tempos de transação ficam muito mais rápidos. Não apenas isso, mas também torna todo o processo muito mais seguro.

Muitos bancos já começaram a adotar essa tecnologia, portanto, poderemos ver todo um sistema bancário baseado em blockchain em um futuro próximo.

Cyber segurança

Como dissemos antes, um sistema centralizado pode ser vulnerável a hackers. Não apenas isso, também podem sofrer perda de dados ou erros humanos simples. A blockchain certamente parece trazer muitas promessas para o lado da segurança, e por boas razões.

Empresas

Mais e mais empresas estão começando a adotar essa tecnologia devido à sua grande conveniência. Parece melhorar tudo. Afinal, tempos de transação aprimorados e segurança inexpugnável são fatores-chave quando se trata de grandes corporações.

Conclusão

Esse tipo de tecnologia bastante nova traz muitas promessas ao mundo. Ela tem o potencial de resolver muitos problemas com os quais lidamos agora e já está começando a ser implementado em muitos domínios.

Contudo, pode levar mais tempo do que esperamos. Afinal, implementar isso na vida real ainda é um experimento neste momento.

Fonte: The Merkle

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.