Como a Europa e o Canadá estão lidando com o coronavírus

União Europeia adota postura agressiva no combate ao coronavírus

Passando rapidamente de uma epidemia local para uma pandemia global, o coronavírus está causando pânico generalizado em muitas pessoas. Para contornar isso e minimizar o contágio, governos da Europa e do Canadá decidiram agir.

Em uma decisão inédita, a União Europeia (UE) decidiu hoje (20) derrubar o limite de gastos para enfrentar o coronavírus. Conforme explica o site Poder360, “a Comissão Europeia, órgão executivo da UE, propôs ativar a chamada “cláusula de escape geral”, dispensando os países membros de cumprir metas orçamentárias e de controle fiscal.”

A medida ainda não está em vigor, dependendo de aprovação do Conselho Europeu. A próxima reunião do conselho, marcada para dia 26, deve selar a nova medida. Você pode acessar o comunicado emitido pela UE clicando nesse link.

Vale lembrar que na última terça-feira (17) foi aprovada uma medida que fecha as portas da Europa para o mundo.

A medida busca conter o contágio da doença, restringindo a circulação de não residentes do bloco. Contudo, cidadão da UE poderão circular normalmente pelo território, desde que respeitando as legislações locais dos países.

A medida tem validade por 30 dias, contadas a partir da data da promulgação.

Canadá fecha as fronteiras

No início da semana o Canadá decidiu fechar suas fronteiras para não-canadenses e não-residentes no país. Assim como no caso da União Europeia, a medida busca impedir a circulação de pessoas possivelmente contaminadas.

O primeiro-ministro Justin Trudeau também anunciou que pessoas que apresentem sintomas do Covid-19 não poderão embarcar em aviões com destino ao Canadá.

“Ainda podemos retardar a propagação deste vírus … É hora de tomar todas as precauções para manter as pessoas seguras”.

Para os canadenses no exterior, ele disse: “É hora de voltar para casa”.

Um detalhe sobre o tema que não pode ser deixado de lado é que a medida, a princípio, não incluía restrição aos cidadãos dos Estados Unidos, que continuavam autorizados a entrar no país.

Entretanto, segundo informações da Veja, o governo Trump decidiu fechar as fronteiras com o Canadá. Até o presente momento não se sabe se o Canadá irá alterar sua autorização de circulação aos cidadãos dos EUA.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.