Como as finanças descentralizadas estão liderando o boom na tokenização de ativos

A Centrifuge usará NFTs habilitados para privacidade para rastrear a propriedade de ativos, enquanto mantém alguns dos atributos dos ativos privados em um protocolo ponto a ponto (p2p).

A tokenização está finalmente se tornando dominante no mundo das finanças tradicionais, à medida que pequenas e médias empresas procuram novas maneiras de levantar capital. Entenda como as finanças descentralizadas estão liderando o boom na tokenização de ativos.

No mercado de ativos de hoje, incluindo faturas, imóveis e royalties, apenas as grandes empresas e instituições financeiras têm acesso garantido a mercados de capitais líquidos. Como tal, as PMEs são deixadas de fora do sistema e precisam depender de bancos e intermediários financeiros para suas necessidades de capital.

Essa falta de fluxos de capital deixa até mesmo as empresas financeiramente mais estáveis ​​sem capital para aprimorar e expandir seus negócios. A falta de um mercado aberto e transparente nega a essas pequenas empresas o acesso a taxas de juros competitivas, principalmente devido às ineficiências do mercado e aos custos de transação.

Assim, plataformas como Synthetix, AllianceBlock, Centrifuge e Unbound estão dando um passo adiante no uso de finanças descentralizadas para ajudar as empresas a levantar capital por meio da tokenização de ativos, isso explica como as finanças descentralizadas estão liderando o boom na tokenização de ativos.

Solução descentralizada para o problema de tokenização de ativos

Centrifuge, uma plataforma de tokenização de ativos descentralizada, visa unir o mercado tradicional de ativos e royalties por meio de finanças descentralizadas (DeFi) em um esforço para minimizar o custo de capital para pequenas e médias empresas (PMEs) e fornecer aos investidores DeFi uma fonte estável de rendimento não correlacionado de criptoativos voláteis.

Os fundadores da Centrifuge, Lucas Vogelsang (cofundador e CEO) e Martin Quensel (cofundador) – ambos empresários da cadeia de suprimentos FinTech Taulia – lançaram a plataforma em 2017 com o objetivo de fornecer às PMEs um serviço rápido, econômico e transparente canal para suas necessidades de capital.

O objetivo é fornecer às pessoas de todo o mundo soluções que permitem que você economize nos custos de transações, comércio e compras usando qualquer ativo tokenizado – transformando ativos tradicionalmente ilíquidos, como imóveis, arte digital, músicas, royalties.

A plataforma conecta devedores e credores de forma transparente e econômica, livre de intermediários e das ineficiências das finanças tradicionais. Como um protocolo de financiamento de ativos descentralizado, as empresas podem tokenizar ativos do mundo real e usá-los como garantia para acessar o financiamento por meio da Tinlake, seu Dapp (Aplicativo Descentralizado) de empréstimo garantido por ativos. A Tinlake permite empréstimos on-chain contra ativos garantidos totalmente gerenciados por contratos inteligentes.

A plataforma arrecadou US$ 8 milhões em uma rodada de sementes em 2018 eUS $ 4,3 milhões em SAFT (Acordo Simples para Tokens Futuros) em 2020. Os investidores nessas rodadas incluem IOSG, Fenbushi, Blueyard, Galaxy, Fintech Collective, Mosaic, Rockaway, Moonwhale, TRGC, HashCIB, Crane Venture Partners, Fabric Ventures, Atlantic, Inflection, Semantic, Mariano Conti, Stani Kulechov e Julien Bouteloup.

Ele permite que todos tenham acesso à liquidez de capital e os mutuários podem financiar seus ativos do mundo real sem qualquer intermediário financeiro ou banco.

A Centrifuge é uma das empresas que estão participando dos leilões de parachain de Kusama, programados para serem fechados em setembro. O projeto participará do sexto leilão de slots de parachain que começará no dia 1º de setembro, ao meio-dia GMT. Kusama dá aos desenvolvedores de blockchain controle total sobre o blockchain em si. Essa flexibilidade dá aos desenvolvedores parachain a liberdade máxima para otimizar para qualquer caso de uso específico – o que significa DApps e serviços melhores e mais seguros para todos.

Não obstante, os investidores na Centrifuge também recebem suas recompensas nativas do Centrifuge token (CFG), projetadas para incentivar os usuários na plataforma. Possuir CFG dá aos usuários uma participação na rede Centrífuga e pode ser usado para pagar taxas de transação, participação em coladores e participar da governança em cadeia da Centrifuge.

Transformando o financiamento e empréstimo de ativos por meio de NFTs

Em 2021, tokens não fungíveis (NFTs) tomaram palco central no universo cripto devido às suas representações tokenizadas exclusivas de ativos individuais. A Centrifuge usará NFTs habilitados para privacidade para rastrear a propriedade de ativos, enquanto mantém alguns dos atributos dos ativos privados em um protocolo ponto a ponto (p2p).

O protocolo p2p fornece um método para criar, trocar e verificar dados de ativos e é usado para troca de dados privada fora da cadeia. Os originadores dos ativos podem compartilhar seletivamente os detalhes dos ativos com provedores de serviços que podem avaliar os dados e contribuir com informações de preços e subscrição para o documento.

O NFT, que poderia representar uma hipoteca, imóvel, etc., é então usado como garantia na Tintlake, preenchendo a enorme lacuna entre os ativos do mundo real e o mercado DeFi. Isso expande o acesso ao financiamento de ativos, aumenta a liquidez do capital e aumenta os canais de liquidez para PMEs e pessoas físicas.

Por fim, as plataformas e projetos cripto-nativos estão criando soluções e infraestrutura para dar suporte à migração de ativos tradicionais para ativos tokenizados. Ele pode revolucionar a economia global, permitindo que os usuários usem seus ativos tokenizados para financiamento de capital e façam compras usando os ativos tokenizados. Isso muda completamente a forma como as pessoas interagem com o dinheiro e preenche as lacunas entre as finanças tradicionais e as comunidades descentralizadas.

 

Fonte: Coinspeaker

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8