Como baleias de Bitcoin são observadas?

baleia02 interna
Veja como baleias de Bitcoin são observadas e qual a importância disso. Imagem: Reprodução

Certos usuários são responsáveis por alterar substancialmente os preços em operações; entenda como são analisados.

Os grandes players de Bitcoin

Vez ou outra, certas plataformas anunciam que carteiras recheadas de Bitcoin realizaram grandes movimentações em exchanges. Em poucos instantes, os preços começam a oscilar fortemente.

Baleias são investidores que detém quantias consideráveis de criptomoedas, capazes, inclusive, de manipular os preços por um determinado tempo.

O principal objetivo da observação das baleias é estudar os impactos de grandes movimentações e suas implicações nos principais mercados. Isso é especialmente interessante aos pequenos investidores, pois podem reduzir as perdas e garantir certos ganhos de acordo com o comportamento dos grandes players.

Como é feita a observação?

Existem algumas maneiras para detectar e analisar as carteiras das baleias. Conheça-as:

Monitoramento de endereços conhecidos

Algumas carteiras de Bitcoin são conhecidas como propriedade de personalidades específicas do mundo cripto. Plataformas como a WhaleStats acompanham as movimentações em tais carteiras e anunciam rapidamente assim que ocorre uma grande movimentação.

O monitoramento pode ser feito tanto de maneira manual como automatizada, por meio de aplicações web personalizadas.

Mudanças drásticas em exchanges

Apesar de a volatilidade do Bitcoin ser naturalmente alta, vez ou outra ela atinge patamares mais agressivos. A criptomoeda sobe ou cai de maneira brusca e repentina e, por meio do estudo do livro de ordens das exchanges, é possível diagnosticar os endereços por trás das baleias.

Capitalização de mercado

Trata-se do valor total de mercado de uma criptomoeda em um período específico. Para fazer o cálculo de capitalização de mercado, multiplica-se o preço da criptomoeda pela quantidade total de moedas emitidas.

Fortes oscilações na capitalização de mercado podem ser estudadas e, com isso, detectar as carteiras responsáveis por grandes movimentações.

Conclusão

Apesar de o Bitcoin ser uma criptomoeda descentralizada e distribuída, nada impede que baleias sejam capazes de adquirir grandes valores e manipular os preços de vez em quando.

Observá-las é fundamental para estudar sobre seus padrões comportamentais dentro do mercado, prevenir perdas e otimizar ganhos.

Altcoins tendem a seguir os mesmos passos do Bitcoin, ainda que com mais volatilidade; afinal, a primeira criptomoeda do mundo continua sendo a principal referência global de valor para o mercado.   

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.