Como estar preparado para o halving do Bitcoin?

Halving e a valorização do Bitcoin

No momento, o halving do Bitcoin é um grande tópico no mundo das criptomoedas. Novamente, é relacionado com a valorização do preço do Bitcoin. Mas o que exatamente é o halving  do Bitcoin e como se preparar para isso?

A cada 4 anos, em média (210 mil blocos), a recompensa concedida aos mineradores de Bitcoin por anexar um bloco à blockchain é dividida ao meio. O halving do Bitcoin foi criada por Satoshi Nakamoto para manter a inflação do Bitcoin na linha.

O que é o halving do Bitcoin?

No Bitcoin, o halving ocorre quando as recompensas em bloco para mineração são divididas ao meio. O halving do Bitcoin ocorre em intervalos periódicos com base na etiqueta do Bitcoin. O termo halving refere-se às recompensas do bloco, que os mineradores recebem se encontrarem um bloco válido.

No caso do Bitcoin, o halving ocorre a cada 4 anos, para ser exato após 210.000 blocos. Como o tempo médio do bloco de Bitcoin é de 10 minutos, chega a 2.100.000 minutos, o que equivale a exatamente 4 anos. O último halving foi feito no bloco número 420.000, que foi ganho em 9 de julho de 2016. O bloco # 419.999 ainda tinha uma recompensa em bloco de 25 bitcoins, enquanto o bloco # 420.000 deu ao minerador apenas 12,5 bitcoins.

Uma das características mais notáveis ​​do bitcoin é que há um limite na quantidade de moedas que estarão em circulação. A produção de novos bitcoins pode ser profetizada com precisão e é clara para todos. Isso é diferente do sistema bancário, onde os bancos podem imprimir dinheiro infinito. Para saber o que é o halving do Bitcoin, primeiro você deve conhecer os fundamentos da mineração de Bitcoin. Em resumo, os novos Bitcoins se desenvolvem no mundo das criptomoedas como um prêmio para os mineradores sempre que eles minam um bloco.

Como estar preparado?

O ponto em que novas moedas são criadas significa que a oferta de moeda aumenta em um montante projetado, mas isso não aumenta inevitavelmente a inflação. Se a oferta de dinheiro cresce na mesma proporção que o número de pessoas que o utiliza, as taxas permanecem constantes. Se não crescer tão rápido quanto a demanda, haverá deflação e os primeiros detentores de dinheiro verão seu valor subir. As moedas precisam ser alocadas originalmente de alguma forma, e uma taxa fixa se parece com a fórmula mais adequada.

As regras do mercado afirmam que a oferta e a demanda dominam o mercado. Se a demanda permanecer a mesma, um aumento na oferta reduz teoricamente o preço. Isso significa que, se a demanda permanecesse constante, o preço teria que diminuir mais lentamente após o halving (o crescimento da oferta será reduzido pela metade).

No entanto, a demanda flutuante impulsionada por emoções e pela psicologia dos participantes no mercado de criptomoedas é de longe o poder de mercado dominante. Há uma crença geral de que a redução da oferta aumenta o preço. A chamada taxa de estoque / fluxo parece não deixar dúvidas de que há uma conexão entre o halving da recompensa do bloco e o aumento do preço (pelo qual o crescimento das criptomoedas também pode ser atribuído ao crescente nível de conscientização). Essa visão é representada de maneira bastante unilateral na mídia, o que naturalmente aumenta a demanda, pois todos querem lucrar com o aumento de preço supostamente seguro. A profecia se completa.

Um indicador importante para o halving do Bitcoin será o desenvolvimento futuro dos preços do Litecoin. Se a criptomoeda após o halving continuar a subir, isso alimentará o hype do halving do Bitcoin. Se não for esse o caso e for mais provável a perda de valor, isso poderia perturbar a crença coletiva na teoria de estoque para fluxo, que poderia tirar o vento das velas do hype. Porque se alguém governa o mercado de criptomoedas, são as emoções e a psicologia coletiva dos participantes do mercado, não algumas teorias de mercado.

Durante o último halvening, o preço do Bitcoin realmente não flutuou. No entanto, alguns culpam o aumento de 50% no preço (de US $ 435 para US $ 645) nos três meses anteriores ao corte da recompensa, com pequeno risco de estabelecer causalidade. Além disso, a rede era moderadamente rotineira. A taxa geral de hash (o poder total de computação executando a rede Bitcoin) permaneceu o equivalente. Isso sugere que as mineradoras não desligaram seus dispositivos em massa com a informação de ganhar menos recompensas, algo que muitos haviam imaginado que resultaria.

De qualquer forma, agora você entende o que é o halving e por que não há motivo para surtar. Você pode verificar com precisão quando o próximo ocorrerá com alguns contadores regressivos na internet.

Fonte: CryptoTicker

 

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.