Veja como NFTs podem revolucionar o mercado para sempre

nft10 interna
NFTs podem revolucionar o funcionamento de estabelecimentos de saúde. Imagem: Reprodução

Validação de arquivos de imagem são apenas um dos inúmeros exemplos de uso dos NFTs

Muito mais que arquivos JPEG

É seguro afirmar que os tokens não fungíveis (NFTs) são revolucionários; porém, eles são bastante mal utilizados.

Tokens não fungíveis são itens digitais irreplicáveis; isso significa que, diferentemente de uma criptomoeda, um NFT não é replicável, tornando-o um artefato único na rede.

Atualmente, grande parte das movimentações envolvendo a tecnologia referem-se a trabalhos artísticos, muitas vezes simplistas, em marketplaces especializados, a exemplo do OpenSea. Contudo, os casos de uso são muito mais vastos do que se imagina:

Diplomas e certificados

NFTs podem ser utilizados para validar diplomas e certificados de conclusão de cursos. Uma vez que os arquivos não são replicáveis, torna-se fácil provar sua autenticidade.

No futuro, é bem provável que certificados e diplomas impressos deixem de existir. Todo o histórico estudantil pode ser registrado de maneira única e imutável em blockchain, tornando todo o processo muito mais confiável e transparente.

Patentes e propriedade intelectual

NFTs podem ser criados para facilitar o registro de marcas e patentes. Sua validade é global, pois a tecnologia por trás é descentralizada e distribuída.

Verificar patentes e registros de propriedade intelectual por meio desta tecnologia torna o processo burocrático muito mais rápido, além de acessível.

Registro de atividades médicas

Profissionais de saúde podem tirar grande proveito da tecnologia. Hospitais e clínicas podem ter acesso facilitado ao histórico de seus pacientes, evitando ruídos e desinformações desnecessárias.

Certificados de nascimento podem ser registrados em NFT e encaminhados a instituições de saúde para fins de registro e controle. Tudo pode ser parametrizado de forma a integrar informações e, ao mesmo tempo, manter a confidencialidade.

Mercado imobiliário

NFTs podem ser emitidos para executar a transferência de propriedades, comprovar sua posse e registrar suas alterações de valor ao longo do tempo.

Trata-se de um dos nichos mais ricos para o crescimento da tecnologia; afinal, negociações podem ser executadas muito mais rapidamente.

É possível, inclusive, desenvolver serviços descentralizados de aluguel imobiliário – tudo com a máxima segurança e privacidade, sem a necessidade de expor dados sensíveis, como cartões de crédito.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.