Como o fato da Bitfinex ter solicitado dados fiscais de seus clientes pode ter afetado o mercado

Em 17 de maio, uma das maiores exchanges do mundo, Bitfinex, solicitou oficialmente que alguns de seus usuários submetessem dados fiscais e seus CPFs, que poderão ser utilizados por agências governamentais em países que seus usuários estão localizados, a fim de verificar a autenticidade dos valores declarados à receita.

Leia mais: Coincheck remove de sua lista quatro altcoins focadas em anonimato

“Nós solicitamos que você complete o formulário de certificação apropriado e faça o upload na sua conta Bitfinex até 24 de maio. Se você é residente dos Estados Unidos, ou é detentor de mais de 25% de uma empresa que está nos Estados Unidos, por favor, complete o formulário FATCA. Pedimos que você nos forneça estas informações,” disse a Bitfinex.

Apenas alguns usuários

Whalepool, uma comunidade de traders focada em bitcoin e outras criptomoedas da Bitfinex, enfatizou que eles discordam fortemente da decisão da Bitfinex, e sacaram seus fundos da exchange.

“A Bitfinex está requerendo que usuários forneçam suas informações fiscais, para poder enviar ao BVI, que trocará essas informações com as autoridades fiscais do seu país. Nós discordamos fortemente. Se você também discorda desta decisão, proteste pacificamente sacando seu dinheiro da Bitfinex,” disse a equipe da Whalepool.

Em resposta à declaração da Whalepool, a equipe da Bitfinex ressaltou que apenas alguns usuários que a empresa acredita possuírem a obrigação de fornecerem essas informações foram acionados, enfatizando ainda que apenas uma porção da base de usuários da exchange foi afetada por esta decisão.

Em algumas regiões, como Estados Unidos e França, impostos sobre ganhos capitais de investimentos em criptomoedas é algo substancial. Até este mês, os impostos sobre ganhos aplicados na negociação de criptomoedas era de 45%, valor que foi reduzido para 19% pelo Conselho de Estado da França, pois os investidores não estavam dispostos a fornecer seus ganhos para serem taxados em 45%.

Em consideração ao alto imposto sobre ganhos imposto, é justificável que investidores do mercado global de criptomoedas tentem evadir o fornecimento de suas informações fiscais, prevenindo-se de pagar impostos absurdamente altos sobre seus ganhos.

A abrupta decisão da Bitfinex fez com que o mercado das criptomoedas e investidores trocassem bitcoin pelo dólar americano, que é a moeda mais utilizada pelos investidores do mercado, para vender apressadamente e retirar seus fundos da Bitfinex.

Segundo o CryptoCompare, um fornecedor de dados do mercado das criptomoedas, a Bitfinex se tornou a maior exchange a negociar o par BTC/USD, com mais de 29% do volume do mercado.

Leia mais: Questões importantes serão discutidas durante a Conferência de Blockchain e Bitcoin da Finlândia

shutterstock 84689755

Valor do Bitcoin declina

O período no qual a Bitfinex emitiu sua declaração oficial aos seus clientes coincidiu com a queda do preço do bitcoin em 17 de maio, quando seu valor atingiu a marca mais baixa dos últimos dois meses, chegando a US$7925. É bem provável que a queda do valor do bitcoin tenha sido causada em grande parte pela Bitfinex, tendo em vista a venda elevada de bitcoins por dólares americanos.

O mercado das criptomoedas permanece extremamente volátil. Durante as últimas 24 horas, o volume de troca diário do mercado das criptomoedas declinou em US$5 bilhões. Desta forma, é possível que o valor do bitcoin caia ainda mais durante os próximos dias. Contudo, tendo em vista que o mercado já começou a se recuperar da queda apresentada em 17 de maio, é provável que o bitcoin se recupere em breve, junto com outras criptomoedas e tokens.

Leia mais: Utopia: Ilhas do Pacífico projetadas pelo homem aceitarão criptomoedas

Fonte: CCN