Como os NFTs podem ser uma força para uma mudança positiva no setor ambiental

A indústria de NFT ganhou força significativa em 2021 , impulsionada por uma mania de arte digital que se infiltrou no mundo das celebridades e do entretenimento

No primeiro semestre de 2021, as vendas alcançaram US $ 2,5 bilhões , ante US $ 13,7 milhões no segundo semestre de 2020, com todo esse movimento do mercado também surgem os questionamentos de ativistas, preocupados com o uso da energia nas transações, então surgiram algumas “medidas” de como os NFTs podem ser uma força para uma mudança positiva no setor ambiental.

NFT, uma indústria em observação

Nos últimos dois anos, houve uma mudança radical na agenda global. A pandemia, sem dúvida, desempenhou um papel, mas há outras forças em ação. O último relatório do IPCC emitiu o alerta ambiental mais severo até agora; um “ código vermelho para a humanidade ” que estabelece uma conexão firme entre a atividade humana e o aumento da incidência de eventos climáticos extremos.

Enquanto isso, as questões sociais e humanitárias também estão ganhando destaque, desde os protestos Black Lives Matter até os recentes eventos no Afeganistão.

Como resultado, a agenda ambiental, social e de governança (ESG) está se tornando a prioridade mais crítica nas salas de diretoria em todo o mundo . O Regulamento de Divulgação de Financiamento Sustentável da UE visa tornar mais difícil para os investidores se envolverem na chamada “lavagem verde”, e os EUA parecem propensos a seguir.

Ao mesmo tempo, ESG é cada vez mais incluído como um fator-chave na avaliação de investimentos . Sob pressão crescente de investidores e partes interessadas, os executivos estão enquadrando cada decisão em termos da pergunta: “Como isso afetará nosso perfil ESG?”

No contexto dos NFTs, há várias áreas onde eles podem ser aplicados em vários setores como uma força do bem, ressaltando os esforços ESG existentes.

Reduzindo a fraude

Os NFTs oferecem um potencial significativo para aumentar o nível do papel estabelecido da blockchain nas cadeias de suprimentos. A rede autorizada da IBM, Food Trust, já tem o crédito de reduzir o desperdício e aumentar a transparência em toda a cadeia de abastecimento agrícola, de pequenos produtores a grandes supermercados.

No entanto, enquanto uma alface é indiscutivelmente mais ou menos igual a outra, existem alguns setores onde é necessário ou desejável colocar uma marca exclusiva em um item, e é aí que os NFTs podem desempenhar um papel.

Um caso de uso que já está sendo explorado é nos mercados de bens de luxo, onde os NFTs podem ser usados ​​como um certificado exclusivo de propriedade e autenticidade. Por exemplo, no ano passado, o fabricante suíço de relógios Breitling começou a emitir NFTs como passaportes digitais exclusivos para acompanhar seus relógios.

Usar NFTs dessa forma é uma forma de combater o problema da falsificação . Espera-se que os produtos falsificados custem à economia global US $ 2,3 trilhões em 2022, mas as implicações são muito mais dramáticas e desagradáveis ​​do que lucros cessantes, ou mesmo empregos: a falsificação baseia-se em práticas brutais de trabalho infantil e tráfico de pessoas, e está intimamente ligada ao crime organizado e terrorismo.

Outro exemplo é o setor automotivo, onde NFTs exclusivos podem ser usados ​​para representar a propriedade de um veículo específico. Mais uma vez, trata-se de muito mais do que apenas perda financeira: tal prática pode ajudar a combater questões como a clonagem de automóveis, em que criminosos roubam a identidade de um veículo legal para ocultar a identidade de outro veículo, muitas vezes roubado, para que eles possam ser vendidos ou usados ​​em empreendimentos criminosos.

Indo um passo adiante, seria viável introduzir NFTs no processo de manufatura para representar peças específicas . Por exemplo, os conversores catalíticos são frequentemente visados ​​por ladrões por seus metais preciosos de alto valor. Em última análise, é possível que o NFT final que representa um carro possa ser um invólucro para todos os outros NFTs que representam as peças do veículo acabado. Apoiar a eliminação de fraudes e atividades criminosas é uma questão de governança robusta do setor, oferecendo assim uma contribuição tangível para a agenda ESG.

Como os NFTs podem ser uma força para uma mudança positiva no setor ambiental nos próximos anos

A indústria da moda é conhecida por ter um dos piores recordes quando se trata de sustentabilidade ambiental , consumindo 1,5 trilhão de litros de água a cada ano e sendo responsável por 10% das emissões globais de carbono. Também desperdiçamos muito quando se trata de roupas, com apenas 15% sendo reciclados.

Os NFTs oferecem várias oportunidades para enfrentar os desafios de sustentabilidade enfrentados pela indústria da moda. Em primeiro lugar, os itens de vestuário digital baseados em NFT estão encontrando públicos entre as populações da geração digital e GenZ, para quem a moda é tão importante em suas vidas online e de jogos quanto no mundo real.

O projeto de moda digital RTFKT vendeu US $ 3,1 milhões em tênis NFT no início deste ano e garantiu US $ 8 milhões em financiamento de Andreessen Horowitz.

A moda digital pode parecer um alcance , mas lembre-se de que a moda funciona para comunicar status, e agora que tantas interações estão acontecendo online, o status também é exibido de forma diferente. A moda digital baseada em NFT também deve atrair colecionadores focados em investimentos. A moda digital não é apenas mais sustentável, é mais fácil de armazenar, mais difícil de roubar e não se degradará com o tempo. Os NFTs oferecem uma oportunidade significativa para as marcas de moda reduzirem sua pegada ambiental considerável, concentrando-se nas linhas de produtos digitais.

Doações de caridade

As instituições de caridade estão se concentrando em NFTs como uma forma de aumentar a conscientização e os fundos. Organizações de caridade de câncer a corporações estão leiloando uma série de arte NFT e outros ativos tokenizados , e a Binance estabeleceu a plataforma NFT for Good para “promover o desenvolvimento global sustentável”. (Os primeiros projetos enfocam a Covid-19 e a educação sexual na China.)

Como as instituições de caridade dependem fortemente de patrocinadores corporativos e embaixadores de marcas famosas, há uma oportunidade significativa para as empresas aprimorarem sua agenda social usando NFTs como um canal para doações de caridade. Um dos exemplos de maior perfil até agora é o CEO do Twitter Jack Dorsey tokenizando seu primeiro tweet , que posteriormente foi vendido por US $ 2,9 milhões. Dorsey doou os fundos para ajudar famílias de baixa renda na África afetada pela pandemia.

O foco nos tópicos ESG não vai desaparecer tão cedo . Se as empresas dedicarem alguma criatividade para explorar as várias aplicações dos NFTs, essa tecnologia inovadora poderá deixar de ser uma novidade de nicho para se tornar um valor agregado demonstrado em termos de sustentabilidade, compromissos sociais e governança robusta do setor.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8