Holders de Bitcoin devem usar BTC pra comprar um Tesla?

Você usaria BTC para comprar um Tesla?

O fiscal “estará pairando com as palmas das mãos para fora” os clientes americanos deveriam aceitar a oferta de Elon Musk de comprar um dos carros da Tesla usando bitcoin (BTC), observadores apontaram – com ganhos de capital e impostos de renda são um possível impedimento para pagantes de criptomoedas. A CNBC relatou que houve uma “reviravolta” na história do movimento inovador da Tesla – na forma do Internal Revenue Service (IRS).

Como um lembrete, quando um indivíduo usa bitcoin para comprar bens ou serviços, ele “está vendendo essa criptomoeda”. O IRS, de acordo com o relatório, “trata o bitcoin e seus irmãos como propriedade cuja venda vem com ganho ou perda, dependendo se vale mais ou menos do que quando você o adquiriu”. Este fato já levou muitos usuários de BTC a debater se – teoricamente falando em muitos casos – seria vantajoso comprar um novo Tesla agora ou esperar na esperança de que os preços do BTC subam mais, talvez atingindo a marca de US $ 100.000. O mesmo meio de comunicação citou Garrett Watson, analista de política sênior da Tax Foundation, afirmando:

É muito importante saber a base de custo de qualquer criptomoeda – o valor quando você a comprou – e o momento em que isso ocorre. Isso vai determinar quanto está sujeito a impostos e que alíquotas de imposto você está pagando.

Watson acrescentou que as perdas de capital em outros lugares poderiam fornecer “uma maneira de minimizar sua fatura tributária líquida” para compradores preocupados que pagam bitcoin. No entanto, o tempo parece ser tudo quando se trata de gastar o BTC em carros sem que o fisco jogue uma chave inglesa na fábrica. Se um comprador americano quisesse usar os ativos de bitcoin que eles possuíam por menos de um ano, “qualquer aumento entre seu valor quando você o comprou e quando você o usa para fazer uma compra é considerado um ganho de curto prazo e seria tributado a taxas normais de imposto de renda ”, explicou a CNBC. Essas taxas variam atualmente e podem ser tão baixas quanto 10% e até 37%, dependendo da renda total de uma pessoa.

Watson acrescentou que as perdas de capital em outros lugares desejados são uma maneira de minimizar sua fatura tributária líquida  para compradores preocupados que pagam em bitcoin.

Digamos que você comprou a criptomoeda há um ano, quando o bitcoin estava sendo negociado por cerca de US $ 6.500. Gastar cerca de US $ 38.000 para comprar o novo Tesla Model 3 significaria um ganho de US $ 31.500 – e isso é na extremidade mais barata do espectro para o veículo elétrico. À taxa atual sobre ganhos de capital, isso é uma conta de impostos de US $ 4.750 ou mais que você terá que pagar – ou quase tanto quanto o valor que você pagou por seu bitcoin original.

No Twitter, o chefe de estratégia tributária da Coin Tracker, Shehan Chandrasekera, teve uma resposta afirmativa (indesejável) de três letras para um colaborador da Bloomberg que perguntou: “Então, se alguém comprou um bitcoin no ano passado e está sentado em um retorno de 10x e, em seguida, compra um Tesla com ele, ele tem que pagar impostos sobre ganhos de capital de curto prazo nessa transação?” Chandrasekera também respondeu ao tweet de Musk ontem que fez notar o fato de que Tesla não tentaria converter quaisquer pagamentos BTC que receba em dinheiro, opinando,

Reter o BTC sem convertê-lo em dinheiro não traz nenhum benefício para o comprador. Se você gastar BTC para comprar um Tesla, terá que pagar impostos sobre ganhos de capital sobre a diferença entre quanto você pagou pela moeda e o valor de mercado no momento de gastar.

E o executivo do Coin Tracker sugeriu que a Tesla deveria ter dado um passo adiante para provar seu verdadeiro compromisso com o espaço cripto, escrevendo que “O que seria realmente legal [seria Musk] precificando Teslas em BTC. Não importa quanto seja o preço em dólares do BTC, você sempre paga uma quantidade X de moedas. Esta é a verdadeira adoção. ” Enquanto isso, no Reddit, vários tópicos dedicados às notícias viram os usuários debater as virtudes ou não de gastar BTC em um Tesla. Um sugeriu que comprar um Tesla “com bitcoin em vez de dinheiro” “garantiria que o bitcoin estivesse fora do mercado”. No entanto, nem todos concordaram com esta estratégia, com um respondendo sarcasticamente,

Doe o ativo de melhor desempenho do século 21 para comprar um carro que se desvaloriza no minuto em que eu saio do estacionamento da concessionária. Ótimo conselho, meu amigo.

Outros sugeriram que seria “estúpido” aceitar a oferta de Musk, já que “alguém que compra um Tesla com bitcoin pode pagar a mais em 50% dentro de alguns dias da compra”, considerando o tipo de volatilidade de preço que o token experimentou ultimamente. Um Redditor surgiu com uma solução inovadora e irônica, escrevendo:

Vou vender um NFT de banana com fita adesiva por US $ 100 mil e comprar um Tesla com isso.

Se esta estratégia afastaria o IRS ou não, no entanto, parece estar em debate, como Chandrasekera disse à CNBC no início deste mês. No momento da escrita (09:05 UTC), o BTC era negociado a US $ 52.620 e caiu quase 7% em um dia e 11% em uma semana. Também caiu 3% em um mês, reduzindo seus ganhos nos últimos 12 meses para 684%.

Fonte: CryptoNews

Foto de Luca Molina
Foto de Luca Molina O autor:

Entusiasta do mundo cripto e estudante de administração de empresas na Link School of Business.

https://www.instagram.com/luca.molinaa