Conferência de blockchain na China é atacada após ator imitar Mao Tsé-Tung durante o evento
Embora alguns projetos de criptomoedas sejam infames por demonstrar esforços de marketing para gerar hype, a estratégia parece estar sendo utilizada também por organizadores de conferências de blockchain. Contudo, os esforços inofensivos às vezes podem seguir uma direção não desejada, como os organizadores de um evento de blockchain na China descobriram ontem.
Leia mais: EOS é forçada a corrigir falhas de segurança “épicas” antes de seu lançamento
Marketing indo longe demais?
A edição de 2018 da Boao Blockchain Conference, realizada na ilha de Hainan, na China, começou com o pé esquerdo após uma “brincadeira” política – na qual um ator local foi vestido para interpretar Mao Tsé-Tung, o líder mais famoso da China.
Naturalmente, os cidadãos não se surpreenderam, e a ação trouxe uma onda de críticas – questionando a intenção e a sanidade dos organizadores – além de estarem sujeitos a uma potencial violação das leis do país.
Ao que tudo indica, o fórum de Boao contratou um ator para imitar Mao, que parabenizou o evento e desejou sucesso aos projetos de blockchain.
“Eu desejo sucesso a esta conferência, e eu quero agradecer a todos vocês em nome de Mao Tsé-Tung,” afirmou o ator.
Leis proíbem a manobra
Segundo a Administração Estatal da Indústria e do Comércio chinês (SAIC), qualquer representação, imagem, caligrafia ou declaração pretendendo representar quaisquer ex-líderes da nação para fins comerciais são estritamente proibidos, com aqueles por trás da prática podendo enfrentar altas multas ou até prisão, caso condenados.
O organizador do evento se desculpou, dizendo em um post no WeChat:
“Nós sentimos muito pelo impacto negativo que a nossa conferência teve no público, e nós continuaremos a executá-la com altos padrões.”
Contudo, a indústria, enraivecida, não ouviu as desculpas, classificando a ação como manipuladora e enganadora.
Leia mais: 1090 dApps e 700 tokens foram lançados na rede Ethereum em 2017, afirma analista
Observadores da indústria detonam a ação
Gerentes de projetos também criticaram as técnicas de marketing utilizadas pelas conferências de blockchain, que geralmente são realizadas em lugares famosos para agregar legitimidade e confiança ao evento.
Os gerentes também observaram que o palco, o local e o design de marketing do evento estavam idênticos aos do fórum Boao – um grande evento político, econômico e financeiro, que conta com grandes líderes do governo. Um investidor, que pediu para se manter anônimo, declarou:
“Você convidou Mao, você está desrespeitando nosso presidente Xi? Todas as conferências de blockchain devem, a partir de agora, revelar todos os palestrantes e atores convidados, para que nós possamos apoiá-los.”
O evento ainda está sendo realizado, tendo em vista que seu fim estava programado para hoje. Contudo, é incerto qual atitude foi tomada, e se ela afetará o dia restante do evento.
Leia mais: Fundador de famoso aplicativo de transporte chinês pretende construir um Uber em blockchain
Fonte: CCN