Conferência SALT/FTX destaca o cenário emergente de criptomoedas nas Bahamas

Nos bastidores das festas e painéis, havia sinais de uma comunidade cripto local em rápido crescimento que surgiu em torno da FTX.

ftx
Conferência SALT/FTX destaca o cenário emergente de criptomoedas nas Bahamas.

Os participantes da conferência de todo o mercado de criptomoedas chegaram à pequena nação insular das Bahamas nesta semana para um evento conjunto, organizado pela exchange de criptomoedas de Sam Bankman-Fried, FTX, e pela empresa de conferências financeiras de Anthony Scaramucci, SALT.

A conferência SALT/FTX

A vibração cheia de dinheiro e energia da conferência de vários dias do resort foi semelhante a eventos semelhantes anteriores este ano em Paris e Miami. Mas os bastidores dos painéis e as festas eram sinais de uma comunidade em rápido crescimento – um desenvolvimento liderado pela FTX, que tem sua sede nas Bahamas.

De fato, Ryan Salame – co-CEO da FTX Digital Markets – disse ao The Block em uma entrevista que várias empresas estão interessadas em se estabelecer nas Bahamas ao lado da operadora de câmbio.

FTX
Wetjen, por sua vez, classificou os EUA de “quatro a cinco”, dada a flexibilidade desses regulamentos de 90 anos. Para fechar a lacuna, disse ele, existem algumas barreiras nas regulamentações atuais que devem ser removidas. Mas, mais importante, é preciso haver uma adoção mais ativa da indústria de criptomoedas por parte das pessoas no topo.

Cerca de 20 ou 30 empresas estão engajadas em conversas conosco, disse ele. Projetos de token, empresas comerciais, protocolos DeFi e projetos de moedas estáveis.

Uma comunidade cripto em rápido crescimento

O interesse foi ilustrado pelo sucesso da conferência do ponto de vista de atendimento e rentabilidade. Cerca de 2.000 pessoas compareceram, de acordo com um porta-voz da SALT.

Em uma conversa com Anthony Scaramucci, o ex-diretor de comunicação da Casa Branca disse que a conferência foi uma homenagem ao povo das Bahamas e à mudança da FTX para lá.

A FTX está tentando construir pontes nas finanças tradicionais, disse ele. Os participantes incluíram representantes do Citigroup, Visa e Apollo.

FTX
Por enquanto, a FTX e suas afiliadas trabalham em um pequeno conjunto de escritórios.

Colhendo frutos da conferência

Do ponto de vista da lucratividade, esta conferência foi uma das melhores, disse Scaramucci, acrescentando que os organizadores tiveram que afastar as pessoas.

A FTX inaugurou um novo escritório pouco antes do início da conferência. Salame estimou que poderia abrigar mais de 1.000 pessoas.

Por enquanto, a FTX e suas afiliadas trabalham em um pequeno conjunto de escritórios, que foi descrito como semelhante a um grupo de shopping centers. Mesmo durante a conferência, não era incomum encontrar pessoas trabalhando em todo o espaço ultramoderno do escritório até tarde da noite. Lanches, equipamentos de informática e brindes eram abundantes.

A OKEX é uma empresa que segue os passos da FTX ao se estabelecer nas Bahamas. Salame se recusou a compartilhar outros grandes nomes.

O sorteio é duplo, de acordo com várias conversas com pessoas que participaram da conferência.

Bahamas
As Bahamas se estabeleceram como líderes regulatórias.

Um ambiente regulatório planejado

Primeiro, o ambiente regulatório é relativamente amigável para criptomoedas, particularmente em comparação com os EUA.

O ex-chefe da CFTC, Chris Giancarlo , criticou os regulamentos dos EUA durante um painel com o ex-chefe da CFTC em exercício e a atual política legal e estratégia regulatória da FTX, Mark Wetjen. “Não quero desrespeitar os reguladores”, disse Giancarlo. “Estes são regulamentos escritos há 90 anos, na década de 1930.”

Wetjen, por sua vez, classificou os EUA de “quatro a cinco”, dada a flexibilidade desses regulamentos de 90 anos. Para fechar a lacuna, disse ele, existem algumas barreiras nas regulamentações atuais que devem ser removidas. Mas, mais importante, é preciso haver uma adoção mais ativa da indústria de criptomoedas por parte das pessoas no topo.

Uma nação pronta para receber a tecnologia

Salame descreveu o governo das Bahamas, por outro lado, como muito receptivo à FTX e seu grupo de evangelistas de criptomoedas, observando um interesse particular em stablecoins.

Bankman-Fried
Sam Bankman-Fried, o prodígio de 30 anos que lançou a FTX.

As Bahamas se estabeleceram como líderes regulatórias ao estabelecer uma estrutura de criptografia com a Lei DARE em 2020, disse Salame. A indústria está procurando regras claras de trânsito e é isso que as Bahamas forneceram.

Há também o desejo de estar perto de Sam Bankman-Fried, o prodígio de 30 anos que lançou a FTX em 2019 depois de administrar a loja de negociação quantitativa Alameda Research.

Esse cara era o homem com menos de 30 anos mais rico do mundo inteiro, disse um capitalista de risco que participou da conferência. Ele é bem-apessoado, mesmo sendo esse bilionário.

Fontes de pesquisa: The Block e FTX.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.