Confira 3 dicas para verificar se um NFT é legítimo
Com o aumento no volume negociado, golpes tornaram-se mais frequentes; veja de que forma é possível fugir de fraudes.
Cautela
O mercado de NFTs está cada vez maior, abraçando conteúdos que vão além dos trabalhos artísticos digitais: a indústria de games estuda formas de negociar itens internos de jogos por meio da tecnologia.
Mas existem inúmeros indivíduos mal-intencionados que fazem o impensável para enganar usuários, sobretudo os que não conhecem o mercado descentralizado a fundo. Existem, contudo, algumas maneiras de prevenir golpes:
Histórico de negociações
Grande parte dos usuários preferem apostar em mercados já consolidados. Isso significa que, se uma coleção NFT possui um vasto número de transações registradas em blockchain, é bem provável que o projeto seja legítimo;
- Veja também: Conheça os 3 principais golpes com NFTs
Indicações
Uma das maravilhas do mercado descentralizado é que todos são responsáveis por vigiá-lo. Projetos sólidos possuem comunidades igualmente robustas, dispostas a disponibilizar informações e ajudar pessoas novas.
Quanto maior for a comunidade, maiores as chances de o projeto ser sério;
Informações sobre o criador
Este é um ponto crucial para evitar golpes: muitos projetos NFT são desenvolvidos por indivíduos desconhecidos, ou mesmo pseudônimos. Algumas das maiores obras artísticas do gênero, inclusive, foram criadas por pessoas que preferiram ocultar sua verdadeira identidade.
Porém, isso não significa que os projetos sejam falsos, e sim que seus criadores possuem características específicas.
Caso grandes marcas sancionem determinados NFTs, é possível adquiri-los com tranquilidade: existem diversos resguardos legais que garantem a veracidade dos dados.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.