Congressista Maxine Waters anuncia força-tarefa para estudar cripto e CBDCs

Maxine Waters anunciou uma força-tarefa sobre Tecnologia Financeira que estudará cripto e CDBCs e seu impacto na política dos Estados Unidos.

A América não está ficando para trás na corrida cripto. Durante a última audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, a Rep. Maxine Waters anunciou a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de estudar e regulamentar o mercado cripto.

“À medida que as criptomoedas crescem exponencialmente, organizei um grupo de trabalho de membros democratas para se envolver com reguladores e especialistas para fazer um mergulho profundo neste setor mal compreendido e minimamente regulamentado. Hoje continuamos essa discussão considerando as Moedas Digitais do Banco Central, que estão sendo criadas por governos em todo o mundo e que o Federeal Reserve está revendo ativamente.”

CBDCs e Cripto precisam de mais estudos antes de serem regulamentados

Waters explicou que os CBDCs têm a capacidade de melhorar o sistema financeiro do país por meio da inovação tecnológica, mas ressaltou que é necessário um estudo aprofundado do assunto para que sejam diferenciados das criptomoedas comuns.

Waters tem sido uma criptocética vocal por muito tempo e já usou sua influência para desacelerar o progresso do governo anterior nessa questão.

No final de 2020, após a vitória de Joe Biden, Waters assinou uma carta solicitando ao novo presidente que rescindisse os regulamentos emitidos pela Controladoria da Moeda com foco na regulamentação dos bancos e suas relações com criptomoedas e stablecoins em geral.

De acordo com Waters, o OCC extrapolou seus poderes ao emitir suas interpretações, permitindo que os bancos mantivessem stablecoins em suas reservas. Sua petição também afetou a autoridade do OCC de continuar concedendo licenças bancárias para empresas de criptomoedas.

Waters não revelou quem seriam os outros membros da força-tarefa ou com quais instituições eles colaborariam.

Dois lados de uma moeda

Existem posições conflitantes entre os legisladores dos EUA quando se trata de regulamentações cripto. A SEC recentemente deixou as criptomoedas de sua agenda regulatória para o próximo trimestre, mostrando que não há grande preocupação em regular o espaço.

No entanto, o cenário está mudando entre os legisladores. Embora existam algumas vozes pró-cripto no Senado, como Cynthia Lummis, também existem figuras influentes que não são muito simpáticas ao mundo descentralizado das criptomoedas.

Além de Waters, os senadores Elizabeth Warren e Roy Blunt criticaram recentemente as criptomoedas, alertando que as criptomoedas desempenharam um papel vital no boom de ataques de ransomware, além de ajudar no agravamento da crise climática.

Os Estados Unidos também estão tentando avançar com o desenho e a implementação de um possível dólar digital. O projeto ainda não ganhou impulso, mas também não foi completamente descartado.

Grande parte da motivação para o crescimento desse mercado é o progresso da China nesta área. Na verdade, grupos de trabalho já foram criados para estudar o impacto que o DCEP, a moeda digital da China, terá quando for implementado.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.