Congresso americano e grandes players tech terão semana de debates

Amazon , Apple , Facebook e Google participarão de audiências. O foco do congresso americano é ter mais claras possíveis bases regulatórias, além de entender a Libra

As discussões regulatórias em torno do cenário digital e da Libra, a moeda do Facebook, estão na agenda do congresso americano na semana que começa. Serão debates que levarão ao Capitólio, o centro legislativo dos Estados Unidos, algumas das principais players mundiais de tecnologia. Conforme matéria do portal Cnet, Google, Apple, Amazon e Facebook vão participar de audiências legislativas nos próximos dias.

Na Comissão do Judiciário da Câmara, o objetivo é discutir questões antitruste com representantes da Amazon , Apple , Facebook e Google. De outra parte, o Comitê Bancário do Senado, promove um debate focado na Libra, a moeda virtual que o Facebook promete colocar em operação em 2020.

Para o Cnet, a iniciativa pode ser encarada como uma forma de o governo entender como empenhar esforços regulatórios focados na indústria da tecnologia.

Passos para um futuro norte regulatório

No centro das preocupações figuram, por exemplo, questões em torno de privacidade, transparência e possíveis implicações políticas em torno dos anúncios nessas plataformas. Fora isso, discussões sobre monopólio e possíveis práticas de prejuízo à concorrência também são o pelos congressistas. Afinal, a indústria da tecnologia cresceu muito nos´últimos anos, tornando-se bastante poderosa. De acordo com infirmação do Cnet, Amazon e Google tem seu valor estimado em casa próximo aos trilhões de dólares.

O que se espera, com base, inclusive em reportagem do Washington Post sobre o assunto, é que as grandes players tecnológicas enviem executivos importantes às audiências. Pela visão dos legisladores, é uma forma de tornar mais claras possíveis abordagens regulatórias. Pelo que parece, o Congresso americano já aponta que algo precisa ser feito nesse sentido. O que é necessário é entender melhor as  medidas a tomar. Por isso, a realização de audiências como as dessa semana.

São encontros que ocorrem logo depois de o presidente americano se pronunciar contra as criptomoedas no Twitter. Pelo relato da matéria do Cnet, Donald Trump também deu uma declaração recente dizendo que “essa nova tecnologia é tão poderosa e tão importante, e precisa ser usada de maneira justa”.

Ele teria feito a afirmação numa reunião de cúpula de mídia social do qual participaram algumas personalidades aliadas. Na ocasião, Trump, inclusive, aventou a possibilidade de convocar, para a Casa Branca, os principais players de mídias sociais.

 

COM INFORMAÇÕES DE: CNET

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.