Conheça 7 marketplaces de NFT que irão bombar em 2022

Em 2021 foi a vez dos NFTs, em 2022, conheça os marketplaces de NFT que irão competir junto com a famosa plataforma OpenSea

Conheça os marketplaces de NFT que irão bombar em 2022

Além dos NFTs, precisamos das plataformas para negociá-los, e logo de cara lembramos da OpenSea, a mais famosa. Embora seja a maior, existem plataformas em crescimento e desenvolvimento, que em 2022, farão uma corrida interessante para buscar o topo.

Os marketplaces servem para os usuários que procuram cunhar, vender, comprar os populares tokens não-fungíveis. E como o assunto vem tomando força, e o mercado ainda mais. Para se ter uma ideia, o mercado NFT atingiu um recorde histórico no volume de vendas de um dia, em 2 de janeiro, onde registrou vendas de US $ 240 milhões.

Com esses números e a visão de que em 2022, será ainda melhor, vamos conhecer algumas das plataformas que estarão na boca do povo esse ano.

1 Binance

A maior exchange de criptoativos do mundo lançou seu marketplace de NFTs em junho do ano passado. Apesar de recente, o mercado movimentou mais de $13 bilhões em 2021. Mesmo asim, a OpenSea continua sendo líder no mercado, tendo um volume acima de $14 bilhões em 2021, representando um crescimento de 646x em relação a 2020.

2 GameStop

A GameStop vem de 2021 com a ideia de preparar a equipe, desde junho de 2021 ela ofertou várias vagas de emprego para designers e desenvolvedores. Ainda que a varejista de jogos não tenha uma data específica de lançamento da plataforma, recentemente deixou claro para que os criadores se inscrevessem em seu mercado.

3 Coinbase

O nome por si só já faz um volume gigante no mercado, aproveitando o momento dos NFTs, a plataforma da Coinbase busca em 2022, sua euforia nesse segmento, sendo a maior exchange de criptomoedas com sede nos EUA, ao anunciar que lançaria uma plataforma NFT já acumulou uma lista de espera que ultrapassou 1,1 milhão de usuários, mais do que o total de usuários ativos na OpenSea.

A exchange ainda não confirmou uma data para o lançamento da plataforma NFT, mas se julgar pelos números que conseguiu puxar por sua lista de espera, fica claro que irá conquistar números interessantes.

4 Rarible

Rarible é uma plataforma que permite que artistas e criadores digitais vendam tokens personalizados. Curiosamente, não é apenas um mercado, mas uma rede distribuída construída no Ethereum e permite transações sem a necessidade de um intermediário.

O token nativo da plataforma é o RARI, que desempenha um papel importante nas operações. Os hodlers, por meio da propriedade do RARI, podem votar e opinar nas regras que regem o mercado em questão como, taxas, onde devem ser gastas e promoções.

Rarible já lançou seu suporte a NFTs na blockchain Flow e Tezos, e há planos para oferecer suporte a Solana e Polygon em um futuro próximo.

5 FTX

O marketplace da FTX foi lançado em outubro com NFTs na rede Solana. O que difere das plataformas citadas acima é que, o marketplace NFT da FTX é centralizado e custodial, ou seja, não é uma plataforma P2P.

Brett Harrison, presidente da FTX.US explicou em um comunicado:

“Ao não exigir gás para fazer coisas como ordens, veremos muito mais ações de preços e descobertas de preços na plataforma e esperamos que em geral atrai liquidez.”

Ele se refere ao fato de que a FTX tende a impor vantagens menos autônomas para seus proprietários e mais restrições e limitações devido a questões de leis de valores mobiliários, isso por causa da centralização.

6 Metalink

Embora a empresa tenha acabado de lançar uma versão pública de seu aplicativo no final de 2021. A ideia inicial, ou pelo menos era assim no início, a Metalink era simplesmente um aplicativo de bate-papo, aberto apenas para algumas comunidades selecionadas do NFT.

Ainda que uma plataforma nova e pequena, Metalink conta com nomes de peso em sua comunidade NFT, como por exemplo, CyberKongz e Bored Apes.

O diferencial dessa plataforma está na capacidade de oferecer salas de chat com acesso NFT, gerenciador de portfólio e um feed social.

7 Fractal

Focada em games e distribuída na rede Solana, a plataforma teve um rápido crescimento no Discord, e parece apontar como uma das maiores plataformas NFT na rede Solana. Fractal mostra força em sua comunidade quando, em duas semanas acumulou mais de 110 mil membros no Discord.

Para ser mais preciso, Fractal é um marketplace para games em blockchain, vendendo NFTs de jogos tanto no lançamento quanto no mercado secundário. A plataforma é liderada pelo cofundador do Twitch, Justin Kan, e já fez parceria com alguns grandes jogos, como The Sandbox.

Ainda que na rede Solana, sua grande aposta é vender para mais blockchains. Visando se tornar grande na blockchain Ethereum.

É nítido que esse mercado apenas está iniciando sua jornada, e teremos novidades quentes ao longo desse maravilhoso caminho, aguardamos para que em 2022, sejamos surpreendidos por ótimas tecnologias e evoluções nas que já citamos acima.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8