Conheça o índice que mede medo e ganância no Bitcoin

O sentimento geral do mercado é dinâmico e toma forma à medida que os preços se movimentam. Com um indicador simples, é possível sabermos em qual ponto do ciclo estamos.

O comportamento do mercado cripto vai muito para o lado emocional. Os investidores tendem a ficar gananciosos quando o mercado está subindo, o que resulta em FOMO (do Inglês “Fear of missing out” ou “medo de ficar de fora”). Além disso, as pessoas geralmente vendem suas moedas em uma reação impulsiva e às vezes até irracional ao verem números vermelhos. Com o índice de medo e ganância, é possível se proteger de uma eventual reação exagerada nesse mercado tão volátil. Existem duas suposições simples:

  • O extremo medo pode ser um sinal de que os investidores estão muito preocupados. Essa poderia ser uma interessante oportunidade de compra.
  • Já quando os investidores estão ficando gananciosos demais, isso significa que o mercado está prestes a ver uma correção.

Portanto, é feita uma análise do sentimento atual no mercado do Bitcoin e o resultado é colocado em uma simples escala de 0 a 100, onde o zero significa “extremo medo”, enquanto 100 indica “extrema ganância”.

Abaixo, por exemplo, é mostrado o índice no momento em que o artigo está sendo escrito, com o Bitcoin circulando próximo aos $6.900.

INDEX
Índice apontando extremo medo e, ao lado, valores históricos de referência. Fonte: Alternative

As informações são reunidas a partir de seis fontes de dados, as quais tem pesos específicos na avaliação final. A seguir estão os aspectos considerados e seus respectivos pesos:

Volatilidade (25%)

São medidas volatilidade atual e maiores quedas do bitcoin, comparando isso com valores médios correspondentes dos últimos 30 e 90 dias. É deduzido que um aumento incomum na volatilidade é sinal de que o mercado está com medo.

Momentum e Volume do Mercado (25%)

Mais uma vez, as condições atuais de momentum e volume do mercado são consideradas (também em comparação com os valores médios dos últimos 30/90 dias), dando critérios para uma avaliação conjunta. Geralmente, a conclusão é de que o mercado age de maneira muito gananciosa ou bullish quando há altos volumes de compra em tendências de alta, em uma base diária.

Mídias Sociais (15%)

Dados são obtidos a partir de uma ferramenta de análise do Twitter, onde são reunidos e contados posts em várias hashtags para depois ser checado o número de interações que esses posts receberam em determinados períodos de tempo. Um incomum e alto nível de interação significa um grande interesse público pelo Bitcoin, o que indica comportamento de mercado ganancioso.

Pesquisas (15%)

Em parceria com outro site, são conduzidas pesquisas semanais com o tema cripto, onde as pessoas são induzidas a dizerem como estão enxergando o mercado. É uma forma adicional de obter uma visão do sentimento de um grupo de investidores, já que são de 2 a 3 mil votos por pesquisa. Alguns resultados dessa abordagem podem ser vistos aqui.

Dominância (10%)

Em resumo, um aumento na dominância do Bitcoin é causado pelo medo e consequente redução de investimentos em altcoins muito especulativas, ao passo que uma queda na dominância indica que as pessoas estão ficando mais gananciosas por investirem em altcoins mais ‘arriscadas’.

Google Trends (10%)

O que interessa aqui são os números das buscas relacionadas ao Bitcoin, já que a busca pela moeda em si não dá informações muito relevantes. Por exemplo, pode ser que nas buscas relacionadas haja um aumento de 1.000% na expressão ‘manipulação do preço do bitcoin’, o que claramente denota um sinal de medo no mercado – o qual é incorporado ao índice.

Portanto, é com base nas informações acima que obtemos um gráfico tão limpo como o que é mostrado abaixo.

index 2
Histórico de sentimento do mercado com base no índice de medo e ganância. Fonte: Alternative

Conclusão

Obviamente, nenhum indicador é infalível ao ponto de ser considerado unica e exclusivamente. Todos eles fazem parte de um ‘conjunto de recursos’ que temos em mãos para fazer as melhores análises possíveis. Entretanto, é bom conhecer um pouco mais desse índice que de forma concisa nos mostra a direção atual do mercado.

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!