Conselheiro cripto de Trump diz que há uma “corrida espacial” para construir uma reserva de Bitcoin

A Casa Branca está explorando maneiras “neutras em termos de orçamento” de adquirir Bitcoin, incluindo potenciais estratégias de acumulação baseadas em tarifas.
Bo Hines, diretor executivo do Conselho de Assessores do Presidente para Ativos Digitais, afirmou que os Estados Unidos estão em uma “corrida espacial” global para construir uma reserva de Bitcoin.
Hines também confirmou que o governo está se movendo rapidamente para estabelecer um estoque estratégico de Bitcoin.
Planos para estoque de Bitcoin
Em uma entrevista recente à Bitcoin Magazine, o conselheiro cripto da Casa Branca afirmou que países ao redor do mundo estão trabalhando silenciosamente para acumular Bitcoin como ativo de longo prazo, enfatizando que os EUA pretendem liderar esse movimento.
Segundo ele, a administração está colaborando com o Departamento do Tesouro para auditar as atuais reservas de Bitcoin e desenvolver métodos de aquisição “orçamentariamente neutros”. Ele esclareceu que não há uma única abordagem de política sendo seguida. Em vez disso, diversas estratégias estão sendo exploradas para determinar o caminho mais prático e eficiente.
Hines demonstrou confiança no Departamento do Tesouro dos EUA e na Câmara de Comércio para criar formas “extremamente criativas” de acumular a principal criptomoeda. O objetivo inicial é iniciar o processo rapidamente, priorizando velocidade e escalabilidade, com etapas adicionais a serem implementadas em fases.
O conselheiro já havia citado tarifas implementadas pelo presidente como um possível meio de construir reservas federais de Bitcoin.
Quando questionado sobre quanto Bitcoin os EUA desejam adquirir, Hines chamou a pergunta de “boba”, dando a entender que o governo pretende acumular uma quantia significativa do ativo digital.
Marcos e o valor do Bitcoin
Refletindo sobre os primeiros dias da nova administração, o conselheiro de 29 anos destacou ações iniciais tomadas sob a liderança do presidente Trump, incluindo uma ordem executiva assinada durante sua primeira semana no cargo. A medida criou um grupo de trabalho interagências, encerrou oficialmente o que é amplamente conhecido como “Operação Chokepoint 2.0” e reverteu importantes políticas regulatórias.
Isso incluiu o abandono de processos importantes pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e o afrouxamento de restrições por reguladores bancários a empresas de criptoativos. A administração Trump também sediou a primeira Cúpula Cripto da Casa Branca.
Hines afirmou que os EUA estão se posicionando para se tornar “a capital cripto do mundo”, alinhando-se à visão mais ampla do presidente de tornar o país o destino mais atraente para inovação em ativos digitais.
O ex-candidato republicano foi nomeado em janeiro de 2025 para o recém-criado grupo de assessoria cripto e atua ao lado do czar cripto David Sacks. Embora tenha reconhecido a existência de outros ecossistemas digitais, Hines enfatizou que o foco principal é o Bitcoin, devido à sua singularidade.
Ele também se referiu à criptomoeda como “ouro digital”, descrevendo-a como uma commodity, e não como um valor mobiliário. O conselheiro de Trump mencionou suas origens e o conceito de “Concepção Imaculada”, um termo anteriormente usado por David Sacks para demonstrar seu valor intrínseco.
- Veja também: Bitcoin se aproxima de movimento explosivo: sinais técnicos e acumuladores apontam nova tendência