Conselho de Estabilidade Financeira: criptomoedas podem desafiar qualquer estrutura

FSB fala sobre as dificuldades representadas pelas criptomoedas

O crescimento das criptomoedas como classe de ativos pode “desafiar qualquer estrutura” em termos de estabilidade financeira, de acordo com as palavras do diretor do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB).

Falando durante o encontro dos diretores do Banco de Compensações Internacionais (BIS), realizado em Hong Kong, o diretor do FSB, Randal K. Quarles, declarou que a instituição decidiu realizar uma análise de sua estrutura, com o objetivo de avaliar suas vulnerabilidades e garantir que a estabilidade financeira pode ser mantida.

De acordo com a instituição, a tarefa de desenvolver uma estrutura para lidar com os sistemas financeiros em evolução não será fácil, tendo em vista que:

“Desenvolvimentos como a emergência de cripto ativos podem desafiar qualquer estrutura.”

A agência concluiu que este desafio torna o objetivo de uma estrutura robusta muito mais importante.

O FSB é um órgão internacional composto de instituições financeiras, como bancos centrais e reguladores, que emite recomendações de regulamentações.

Esse relatório parece contrastar com uma declaração do órgão publicada em outubro do ano passado. No documento anterior, a agência declarou que criptomoedas não apresentam riscos significativos à estabilidade financeira global.

O FSB também apresentou um relatório aos ministros das finanças do G20, bem como diretores dos bancos centrais, sobre seu trabalho em monitorar os mercados de cripto ativos em parceria com o Comitê de Pagamentos e Infraestruturas Mercantis do Banco de Compensações Internacionais.

Fonte: The Cointelegraph