Conselho Supremo da Ucrânia propõe a cobrança de taxas para operações em criptomoedas
A proposta prevê taxa de 18% para lucros relacionados à criptomoedas
Neste mês o Verkhovna Rada (Conselho Supremo da Ucrânia) propôs uma lei para a implementação da cobrança de impostos para operações que utilizem criptomoedas.
A princípio, o projeto sugere uma taxa de 5% sobre pessoas físicas e jurídicas. Por outro lado, em 2024, a lei prevê a cobrança de 18% às empresas que possuírem lucros relacionados à criptoativos. De acordo com pesquisas, esta é a taxa básica do imposto de renda pessoal e corporativo no país.
Leia mais: Fundo Blockchain pretende criar stablecoin atrelada ao iene japonês
O objetivo da proposta é retirar grandes volumes de operação do Grey Market, aumentando a receita do orçamento estatal.
“(…) a introdução de transações com ativos virtuais no campo legal tornará possível arrecadar US$ 43 milhões para o orçamento anual, de 2019 a 2024.”, informava uma nota do projeto.
Atualmente as criptomoedas não são legalmente regulamentadas na Ucrânia.
Em maio deste ano o chefe da Segurança Nacional e Comissão do Mercado de Ações @Timur_Khromaev declarou que a comissão irá considerar o reconhecimento dos criptoativos como instrumento financeiro.
Em respeito à mineração, por outro lado, as autoridades não possuem planos para regulamentação.
Leia mais: Operadora de telefonia da LG lançará sistema de pagamento baseado em blockchain
FONTE: COINTELEGRAPH
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future