Constantinople e Petersburg: hard forks do Ethereum ocorrerão no dia 25 de fevereiro
Parece que a nova data para o Constantinople foi definida
Ethereum, terceira maior criptomoeda da esfera, parece estar pronta para o hard fork Constantinople – pela terceira vez. Desta vez, o upgrade será diferente do que foi anteriormente proposto, uma vez que ocorrerão dois forks no mesmo bloco, o primeiro sendo o fork inicial, e o segundo sendo o fork Petersburg.
- Leia mais: Especialistas afirmam: primeira ascensão de 2019 do Bitcoin pode ser o início de algo novo
De acordo com o último anúncio, os hard forks ocorrerão no dia 25 de fevereiro, em vez do dia 27 do mesmo mês. Eles ocorrerão no bloco 7280000.
Afri Schoedon, coordenador do hard fork e gestor de lançamentos da Parity Technologies, disse por meio do Reddit:
“Uma vaga contagem. O Constantinople será ativado no dia 25 de fevereiro. O tempo médio atual do bloco é de 16,89 segundos. Faltam 91597 blocks to go (7188403/7280000).”
Notadamente, essa é a terceira vez que a comunidade se prepara para um hard fork, tendo em vista que ele o Constantinople foi adiado duas vezes. A primeira vez o fork foi adiado para outubro de 2019, após o hard fork na testnet Ropsten.
Durante o fork realizado na testnet, a equipe encontrou problemas com a diferença entre Parity e Geth, juntamente com um bug de consenso descoberto na implementação Parity do Ethereum. Neste período, a equipe decidiu adiar o hard fork para meados de janeiro de 2019.
Entretanto, a nova data também foi postergada. Desta vez, a causa foi uma das propostas de melhoria do Ethereum (EIP) – mais precisamente, o protocolo EIP 1283. Segundo o relatório oficial, este problema ocorreu como resultado da vulnerabilidade dos smart contracts a ataques de reentrância após o hard fork.
Para evitar que isso acontecesse, a equipe decidiu que haveriam dois hard forks na rede, no mesmo bloco. O primeiro implementará todas as mudanças propostas, e o segundo (Petersburg) desabilitará o protocolo no qual os problemas foram identificados.
Garmarilla, um usuário do Reddit, afirmou:
“Hmmm, vamos ver como isso se desenrola.”
Fonte: AMBCrypto