Constantinople: fork do Ethereum ocorreu de forma bem sucedida na testnet Rinkeby
Hard fork do Ethereum foi bem sucedido
Ethereum, a segunda maior criptomoeda em capitalização de mercado e maior plataforma de smart contract, parece estar pronta para o hard fork Constantinople. A equipe tem trabalhado no hard fork que deveria ter sido lançado no fim de 2018. Ele está agora previsto para ocorrer no dia 16 de janeiro, no bloco 7080000.
O fork foi programado para ocorrer na testnet Rinkeby hoje. Um dos principais desenvolvedores e líder da Ethereum Foundation anunciou que a testnet passou pelo fork Constantinople.
Peter Szilagyi, desenvolvedor do Ethereum, anunciou no Twitter:
“A testnet Rinkeby passou pelo fork com sucesso! Todos os signers, bootnodes e tudo mais estão funcionando bem. Divisão limpa entre novos e antigos nós (por favor, atualizem).”
A testnet Rinkeby é uma das três testnets do Ethereum, sendo as outras duas Ropsten e Kovan. A testnet é semelhante à cadeia de produção do Ethereum, e a testnet Rinkeby é uma blockchain proof of authority.
O fork bem sucedido da testnet pode ser considerado como notável para o hard fork, levando em consideração que o lançamento de 2018 foi adiado por conta de uma falha na testnet Ropsten, que resultou em um fork triplo. A razão para a falha foi um bug de consenso descoberto em uma implementação Parity do Ethereum, e a falta de mineradores Parity, Geth ou Aleth. A diferença da Geth e Parity também foi apontada por Lane Rettig, um desenvolvedor do Ethereum, em um relatório “pós morte”.
Recentemente, durante o encontro dos principais desenvolvedores do Ethereum, a equipe decidiu seguir com o ProgPOW (proof of work programático), com o objetivo de manter a mineração por meio de ASIC impossível. A implementação ocorrerá daqui alguns meses, a menos que a equipe encontre um grande problema durante as rodadas de teste.
Fonte: AMBCrypto