Coreia do Sul vai mirar criptoativos da Coreia do Norte
Coreia do Sul planeja apertar o cerco à Coreia do Norte com projeto de lei de criptomoedas.
O governo da Coreia do Sul planeja apresentar um projeto de lei que lhe permitiria rastrear e congelar ativos criptográficos usados pela Coreia do Norte para financiar seu programa ilegal de armas.
A medida ocorre depois que hackers da Coreia do Norte supostamente roubaram mais de US$ 3 bilhões em criptomoedas nos últimos cinco anos. A escala e a audácia desses hacks colocaram a comunidade internacional em alerta máximo e levaram a pedidos de medidas mais rigorosas.
O projeto de lei visa apertar o cerco à Coreia do Norte, visando as linhas de vida financeiras que possibilitam seus programas de armas ilegais. “O fortalecimento das sanções existentes contra a Coreia do Norte ao atacar seus ativos digitais pode ser um golpe significativo ao regime”, disse um funcionário envolvido no processo legislativo.
O projeto de lei ainda está em estágio inicial, mas já atraiu reações mistas da comunidade criptográfica. Alguns investidores estão preocupados que o projeto de lei possa levar a uma maior regulamentação do mercado de criptomoedas. Outros argumentam que o projeto de lei é necessário para impedir que a Coreia do Norte use a criptomoeda para financiar suas atividades ilegais.