Coreia do Sul elege presidente pró-criptomoedas

coreia03 interna
Governo sul-coreano agora conta com presidente a favor da economia livre. Imagem: Forkast

Político pretende minimizar regulamentações dentro do país; a Comissão de Serviços Financeiros promove políticas complexas contra crimes financeiros digitais.

Pró-cripto

Yoon Suk-yeol é o novo presidente da Coreia do Sul, um dos países mais tecnológicos e conectados do mundo. O candidato, ao que tudo indica, é defensor das criptomoedas, segundo a agência de notícias Yonhap.

O político pretende remover regulamentações “distantes da realidade” e “nada razoáveis”. Além disso, ele acrescentou que a Coreia do Sul deveria seguir um “modelo regulatório negativo” para garantir que o mercado descentralizado flua de maneira correta.

Yoon faz parte do partido conservador People Power e acredita que o mercado de criptomoedas e blockchain deveria continuar desregulado, salvo se houver alguma necessidade real de proibição.

Regulamentação

A Comissão de Serviços Financeiros (FSC) da Coreia do Sul realizou medidas para fechar negócios vinculados a criptomoedas que não tomassem medidas específicas contra a lavagem de dinheiro, entre outros golpes econômicos.

Desde abril de 2020, exchanges poderiam receber multas entre US$ 26 mil e US$ 52 mil se não mantivessem registros completos de transações ou registrassem atividades suspeitas – o que complica a vida dos mantenedores de corretoras descentralizadas (DEX).

Além disso, exchanges precisam de licença do Estado para operar. Caso contrário, suas atividades deverão ser imediatamente interrompidas.

Entretanto, as declarações de Yoon não deixam claro quais regulamentações serão cortadas: mais informações deverão vir à tona ao longo de seu mandato.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.