Coreia do Sul pode tributar os lucros de criptomoedas em 20%

Coreia do Sul volta atrás sobre isenção sobre transações com criptomoedas

A Coreia do Sul pode estar mudando sua posição em relação à tributação dos lucros do comércio de criptomoedas. Apenas algumas semanas após o governo ter declarado que não tributaria nenhum lucro obtido com ativos digitais, um novo relatório indica o contrário. O país poder classificar os ganhos de criptomoedas na mesma categoria que os ganhos de loteria e, portanto, tributá-los com 20%.

Tributação de lucros de criptomoedas?

No início de 2020, o Ministério das Finanças e Estratégia disse que a legislação tributária atual não considera os lucros do comércio de criptomoedas como receita tributável. Portanto, os comerciantes no país não precisariam pagar impostos sobre nada que ganhassem dessa maneira.

No entanto, hoje surgiram novas informações do país asiático que poderiam levar ao contrário. De acordo com o relatório, o governo começou a revisar uma maneira de implementar a tributação dos ganhos do comércio de criptomoedas.

Até agora, lucrar com ativos digitais é considerado como ganho de capital. Está sob a responsabilidade do departamento de imposto sobre a propriedade, que inspecionou os impostos sobre presentes e ganhos. Se a alteração for aplicada, os lucros das criptomoedas podem ser classificados como outras receitas, o que levaria a um imposto de 20% sobre quaisquer ganhos.

As leis locais indicam que “outras rendas” incluem renda de honorários e prêmios, como a loteria.

Falando sobre o assunto, estava um funcionário do governo que considera essa mudança plausível, mas ainda não está confirmado:

“O Ministério das Finanças ainda está finalizando sua direção, mas certamente se tornou mais provável que a receita do comércio de ativos virtuais seja rotulada como outras receitas, e não como ganhos com a transferência de capitais, como imóveis”.

Imposto da Coreia do Sul sobre a Bithumb

O National Tax Service (NTS) já começou a tributar negócios relacionados a criptomoedas no final de 2019. A Bithumb, a maior exchange de criptomoedas da Coreia, recebeu um pesado imposto retido na fonte (retenção) de US $ 70 milhões sobre seus clientes estrangeiros. Foi a primeira vez que o governo coreano taxou as transações de ativos digitais.

A exchange respondeu rapidamente, registrando uma queixa no Tribunal Fiscal do país para contestá-lo. Um dos principais argumentos do Bithumb é que as criptomoedas ainda não são moedas legalmente reconhecidas na Coreia. Esta declaração foi confirmada por vários especialistas locais, alegando que deveria excluí-los da tributação.

No entanto, se o governo classificar com sucesso as criptomoedas como “outras receitas”, isso significaria imediatamente que elas estarão sujeitas a tributação legal.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.