Coronavírus atrasa desenvolvimento de criptomoeda nacional da China

A China adiou o lançamento de uma criptomoeda nacional, Digital Currency Electronic Payment (DCEP), no primeiro trimestre de 2020, enquanto o país continua a combater o aumento do surto de coronavírus. Isso não significa que a China não lançará a moeda digital soberana este ano, informou o Global Times na terça-feira.

China lançará uma criptomoeda nacional ainda em 2020

Antes dos esforços da China se virarem contra o Coronavírus, o Banco Popular da China (PBoC) e outros órgãos relevantes envolvidos no projeto discutiam planos de como a criptomoeda seria circulada como “dinheiro genuíno”.

O PBoC, em janeiro, delineou suas principais tarefas em 2020 para a próxima moeda digital, com mais foco em pesquisa e desenvolvimento. O Banco Central da China já estabeleceu mais dois institutos de pesquisa em Shenzhen e Suzhou, além da sede em Pequim.

Apesar do atraso e do fato de o primeiro trimestre do ano estar quase no fim, o país ainda pretende lançar sua DCEP, também chamado de yuan digital, antes do final de 2020. O banco central da China possui capacidade tecnológica, recursos e pessoal talentoso que garantirá o cumprimento do prazo, disseram fontes próximas ao Global Times.

“O surto de coronavírus levou ao adiamento da retomada do trabalho em instituições governamentais, incluindo o Banco Popular da China (PBoC). Os reguladores e a equipe de pesquisa envolvida no projeto DCEP não são exceção, o que pesa no processo de desenvolvimento ”, afirmou uma fonte não identificada.

Resultados até agora

O PBoC trabalha há muito tempo para esse lançamento, tanto tecnologicamente quanto teoricamente, disse Cao Yin, vice-diretor do Instituto de Pesquisa Avançada do Blockchain da Universidade de Tsinghua. Yin foi além e acrescentou que o roteiro tecnológico para o lançamento já está disponível.

Ao descrever a situação atual da pesquisa da China sobre sua moeda digital, o orador anônimo disse que “a pesquisa sobre o DCEP alcançou resultados frutíferos”.

Esperava-se que o banco central fizesse um anúncio importante durante o primeiro trimestre, de acordo com Shentu Qingchun, CEO da empresa de blockchain BankLedger, sediada em Shenzhen, envolvida no lançamento da moeda digital.

“No entanto, com apenas um mês restante, o anúncio pode não ser feito no prazo. Shentu disse sem dar mais detalhes.”

O CEO acredita que o coronavírus pode impulsionar o Partido Comunista e os reguladores a dar mais atenção ao lançamento da criptomoeda, pois ajudaria a reduzir o contato físico entre as pessoas.

Japão x yuan digital

À medida que a China se aproxima do lançamento de sua criptomoeda nacional, o Japão está tomando as medidas necessárias para fazer frente ao yuan digital.

No início deste mês, o Japão lançou sua proposta de criptomoeda, que eles acreditam que ajudará a combater o efeito global da DCEP chinesa. O país, no entanto, disse que não pode fazê-lo sozinho e precisaria da ajuda dos Estados Unidos.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.