Coronavírus causa a primeira baixa no mercado Bitcoin

Startup Bitspark vai fechar as portas em março

Tudo indica que a epidemia de coronavírus causou a primeira baixa no mercado Bitcoin. A Bitspark, startup de Hong Kong que fazia remessas de criptomoedas e atendia aos mercados da Ásia e do Pacífico, anunciou que vai encerrar suas atividades em 4 de março de 2020. Apesar do “excelente desempenho” de um produto recente, os cofundadores da empresa atribuíram a decisão a uma reestruturação malfeita, agravada pelo surto de coronavírus e pelos protestos no país asiático.

Após 4 de março, os logins de conta serão desativados por 90 dias. Caso queiram retirar seus ativos crypto, os clientes terão que enviar um e-mail para a Bitspark, lançada em 2014 como uma exchange para Bitcoin.

Em uma thread no Twitter, Maxine Ryan, ex-COO da empresa, dá sua versão dos fatos. Ela conta que, há um mês, decidiu deixar o cargo na Bitspark.

Apesar do crescimento mensal de 400% de um novo produto, o Cash Point, que transforma lojas em pequenas mesas de negociação OTC, o desempenho não foi consistente o suficiente e os acionistas internos decidiram que a empresa seria a nova baixa do mercado.

George Harrap, CEO da Bitspark, também se pronunciou, mas usou para isso o blog da empresa.

“Embora os protestos de Hong Kong e a epidemia de vírus não tenham nos afetado muito, também não ajudaram”, escreveu Harrap.

O coronavírus é a epidemia que varreu a China. Em questão de semanas, infectou dezenas de milhares e matou centenas. Também atingiu os mercados asiáticos que a Bitspark atendia.

Os protestos em Hong Kong assolam a cidade há meses; os manifestantes estão zangados com a exigência do governo chinês de extraditar supostos criminosos do país, mediante solicitação. Isso também tornou as coisas difíceis para a economia de Hong Kong.

Nem o tópico de Ryan nem o post de Harrap no blog deixam claro o vínculo entre os eventos geopolíticos e o fechamento de sua empresa.

* Imagem de LEEROY Agency por Pixabay
Fonte: Decrypt

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com