Correlação de Bitcoin e ouro atingiu alta recorde de 70% na última semana
Os preços do Bitcoin e do ouro atingiram uma correlação média mensal de 70%, uma alta histórica, de acordo com a empresa de análise de dados Skew
O pico anterior de pouco menos de 60% foi alcançado no início do segundo trimestre de 2020. A Skew disse que a correlação crescente apoia a ideia de que o Bitcoin (BTC) é uma reserva de valor, especialmente em um momento de turbulência econômica.
“Correlação Bitcoin/ouro de 1 mês alcançando novas máximas, dando impulso à narrativa de armazenamento de valor para o BTC nestes tempos de impressora de dinheiro vá brrr”, disse a empresa com sede em Londres, em um tweet.
Tanto o bitcoin quanto o ouro valorizaram acentuadamente ao longo de 2020, impulsionados pela impressão implacável de moeda fiduciária por governos e bancos centrais, ansiosos para manter suas economias à tona após a pandemia de coronavírus.
O BTC atingiu uma alta anual de $ 12.000, assim como o ouro disparou para um recorde de $ 2.000 por onça. Contudo, ambos os ativos caíram significativamente na terça-feira (11) depois que a Rússia anunciou que aprovou uma vacina para o coronavírus.
O Bitcoin caiu mais de 3,9% para US$ 11.200, enquanto o ouro despencou 4,7%, para US$ 1.932, seu maior crash em um dia em sete anos – um declínio duplo que indicaria a correlação.
À medida que os mercados afundavam, o autor de “Rich Dad, Poor Dad”, Robert Kiyosaki, observou que a queda nos preços pode ser um momento para “especuladores” venderem e “investidores” comprarem ativos tangíveis.
“O problema real é a dívida maciça e a economia fraca. O Fed deve imprimir. Eu sou um investidor. Ótimo momento para comprar mais ouro, prata e Bitcoin ”, disse ele a 1,4 milhão de seguidores no Twitter.
O dano às economias mundiais causado pela Covid-19 está levando os governos a distribuir trilhões de dólares em estímulo econômico – e, portanto, fazendo com que os ativos portos-seguros se valorizem, à medida que o dólar dominante dos EUA perde valor. O dólar caiu cerca de 3% no acumulado do ano.
Em um relatório anterior, a Bloomberg previu que o Bitcoin amadurecerá ecomo uma reserva de valor semelhante ao ouro em 2020. Ela disse que, com sua correlação com o ouro saltando para máximas históricas, o BTC está prestes a fazer a transição de um ativo especulativo de risco para a versão cripto/digital do metal precioso.
Como ouro digital, o BTC atrai a economia da internet em grande parte por conta de suas características que incluem transparência de preços 24 horas por dia e a falta de limites, interrupções ou supervisão de terceiros, observou a Bloomberg.
Fonte: Bitcoin.com