Corte do Chile ordena que bancos reabram contas utilizadas por exchange do país
A corte anti-monopólio do Chile ordenou recentemente que os dois maiores bancos do país reabrissem as contas de uma de suas maiores exchanges, Buda.
Leia mais: Bug do qual a Foxbit tinha ciência fez com que seus usuários perdessem 58 BTC
A corte sentenciou que o Banco del Estado de Chile e o Itau Corpbanca devem reabrir as contas da exchange, presumidamente para prevenir o que parece ser um banimento total das exchanges do país, segundo relato do Bloomberg.
O processo da Buda prossegue contra outros dez bancos chilenos, inclusive os que já foram ordenados a reabrir as contas. A exchange processou os bancos após suas contas serem fechadas em uma ação considerada arbitrária e injustificada.
As exchanges chilenas Buda, Crypto MKT e Orionx tiveram suas contas fechadas pelos bancos do Chile, sem que estes tenham prestado explicações, no início deste mês. À época, o Banco Estado revelou que não operaria com companhias dedicadas a emissão ou criação, corretagem, intermediação ou que sirvam como plataforma para criptomoedas.
Em resposta, as exchanges resolveram levar a questão ao judiciário, em uma ação que, levando em conta o sucesso obtido pela Buda, pode ser vantajosa para as exchanges. No momento em que esta matéria foi redigida, Crypto MKT e Orionx ainda estavam, presumidamente, com suas contas fechadas.
Leia mais: Nasdaq considera “seriamente” se tornar uma exchange de criptomoedas
Relatos sugeriram que as instituições financeiras do Chile estão aparentemente implementando um banimento à cripto indústria. Guillermo Torrealba, CEO da Buda, foi claro em sua posição:
“Eles estão matando a indústria. Não será possível vender ou comprar criptomoedas de um lugar seguro no Chile. Nós teremos que retroceder cinco anos e negociar pessoalmente. Parece muito arbitrário.”
Alguns acreditam que o banimento está vindo do governo chileno, tendo em vista que o Conselho de Estabilidade Financeira do país, uma organização com representante do banco central chileno, ministério das finanças, além de reguladores de títulos, bancos e fundos de pensão, emitiram um aviso sobre as criptomoedas em 5 de abril – pouco antes das contas das exchanges começarem a ser fechadas.
Em 27 de março, o CEO do Itau Corpbanca, Milton Maluhv, alegou que o banco apoia startups e novas tecnologias, embora tenha argumentado que as criptomoedas necessitam de mais regulamentações. Quando contatadas, as outras instituições financeiras não responderam.
A Crypto MKT revelou que está sem apoio de um serviço bancário após o Banco Estado fechar sua conta. Orionx, por outro lado, alegou que os fundos dos usuários estão “completamente seguros” e não há risco de insolvência.
Leia mais: OKEx suspende depósitos de tokens ERC20 após descobrir bug crítico em smart contracts do Ethereum
Fonte: CCN