Corte emergencial do FED na taxa de juros aumentou o valor do Bitcoin?
Mercado de ações em queda levam FED a dar um corte na taxa de juros
O Federal Reserve (FED) reduziu as taxas de juros nesta semana. Enquanto o banco central esperava aumentar o mercado de ações que vinha em queda, o movimento assustou investidores. Todos os principais benchmarks do mercado de ações dos EUA subiram por apenas um dia na quarta-feira após o corte.
Mas os investidores continuaram a despejar ações na quinta-feira. Na terça-feira, quando o corte da taxa do Fed foi anunciado, o mercado de ações encerrou o pregão com prejuízo.
Parece que os esforços do Fed para salvar o mercado de ações foram uma confirmação aterradora dos piores temores do coronavírus. A surpresa do corte nas taxas do Fed foi notável de duas maneiras.
Foi a primeira vez que o Federal Reserve reduziu as taxas de juros em meio ponto percentual desde a crise financeira de 2008. E também foi o primeiro corte emergencial da taxa do Fed desde 2008. Por causa disso, o mercado está em pânico agora.
Bitcoin cresce enquanto Wall Street cai
Embora o corte na taxa do Fed tenha piorado as perdas de Wall Street, ele deu um impulso no Bitcoin. Isso é algo que alguns especialistas do setor de criptomoedas previram que poderia acontecer.
A mudança repentina no ambiente da taxa de juros na economia do dólar pareceu tirar o Bitcoin de sua correlação com as ações desde que a correção do mercado de ações começou no mês passado.
Enquanto os preços da bolsa caíram, o preço do Bitcoin caiu junto com ele. Isso levou analistas financeiros e observadores do setor de criptomoedas a se perguntarem o que estava acontecendo com o Bitcoin e se a tese de reserva de valor estava começando a perder credibilidade.
Mas o balanço ascendente desta semana no preço do Bitcoin desde o corte emergencial da taxa do Fed colocou o Bitcoin de volta onde estava durante a derrota do mercado de ações em maio do ano passado: subindo à medida que os investidores armazenam seu dinheiro em algum lugar que eles sabem que poderão pegar de volta.
Além disso, não há nenhuma autoridade central como o Fed para governar o fornecimento de Bitcoin. A criptomoeda digital brutalmente deflacionária é codificada para criar um suprimento limitado de acordo com um cronograma predeterminado.
Corte do Fed valida o caso de uso do Bitcoin
O corte na taxa do Fed desta semana deu ao Bitcoin um impulso de duas maneiras. Por um lado, aumentou diretamente a oferta de dólares em circulação em relação ao bitcoin. Como o Bitcoin tem uma oferta fixa, isso faz com que a criptomoeda ganhe valor em relação ao dólar.
Em segundo lugar, provou o principal caso de uso do Bitcoin mais uma vez. O Bitcoin tem vários casos de uso fantásticos. Por exemplo, como moeda estável (sim, seriamente) em países que enfrentam crises que tornam seu dinheiro volátil. A Venezuela vem à mente.
Também é útil para o anonimato. E se você estivesse em conflito, poderia memorizar doze palavras para acessar suas chaves privadas e fugir de um governo opressivo ou de uma guerra civil com todas as suas economias em sua cabeça.
Todos esses casos de uso são muito bons. Mas o principal caso de uso do bitcoin é como uma reserva de valor que não pode ser manipulada por uma autoridade central. Toda vez que o Fed intervém para manipular mercados (o que é ilegal para qualquer outra pessoa), ele confirma o motivo pelo qual o Bitcoin veio a existir após a última crise financeira.
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.