Craig Wright ataca exchanges e diz que o Bitcoin pode desaparecer em instantes
O empresário australiano publicou em seu site uma análise do mercado de criptoativos em que expõe porquê o Bitcoin pode desaparecer em instantes
O controverso Craig Wright que se autoproclama Satoshi Nakamoto e recentemente, como noticiou o WeBitcoin, reivindicou os direitos autorais do Bitcoin, lançou uma nova polêmica sobre o cenário dos ativos digitais. Num post de blog intitulado “Shades of Black“, ele fala sobre regulamentação e critica a atuação do que chama de falsa descentralização das exchanges. Ele afirma que “criou” o bitcoin para atuar dentro da lei e não com o objetivo de dar suporte à atividades ilegais.
No texto postado no site craigwright.net, o suposto criador do Bitcoin, também trata de um dos temas centrais no sistema financeiro digital, a descentralização. Ele aborda, de forma específica cases como Binance e Bitfinex, afirmando que essas não são plataformas descentralizadas. Isso porque, na defesa de Wright, só há descentralização se não houver controle sobre os protocolos, o que não ocorre, de acordo com ele, com corretoras como a Binance, citada por Craig Wright como envolvida com lavagem de dinheiro e crime.
E como o Bitcoin desapareceria?
Trata-se, na argumentação de Wright, de um ecossistema paralelo, que dá suporte a atividades ilegais e torna-se facilmente atacável. Para o homem que reafirma ser Satoshi Nakamoto, o Bitcoin vem sendo tratado como uma chave de propriedade, quando deveria ser abordado como dinheiro.
“Os desenvolvedores por trás do BTC estão procurando tornar o sistema mais amigável ao crime. Eles estão ativamente criando mudanças que tornarão o BTC mais anônimo e o levarão mais longe do caminho do Bitcoin”, afirma. E esse suposto desvio, na análise do criador do empresário australiano criador do Bitcoin SV, é o que pode levar ao fracasso do Bitcoin. E não seria um sumiço lento, sinaliza o texto, dizendo que, se o Bitcoin se o bitcoin desaparecer, será num instante.
O esforço, sinaliza Craig Wright deve ser para a criação de um sistema, justo, aberto e honesto, em que não seja possível alterar registros e haja capacidade de auditar e estabelecer responsabilidades.”É isso que eu busquei criando o Bitcoin”, afirma. Por fim, o suposto Satoshi defende que as moedas virtuais não foram criadas para estar á margem de de governos e tribunais e encerra o post afirmando que a liberdade vem de um amplo contexto de aplicação social e adequação a normas.
- Veja também: Série os supostos Satoshi Nakamoto – Craig Whright
COM INFORMAÇÕES DE: COINGAPE
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.