Craig Wright perde metade de seu patrimônio em Bitcoin
Após derrota no tribunal, Craig Wright deverá arcar também com os custos do processo
Em um documento do tribunal publicado terça-feira, o juiz Bruce E. Reinhart confirmou que Craig Wright, o autodeclarado inventor do bitcoin, deve perder metade de suas criptomoedas mineradas antes de 2014 para Ira Kleiman, bem como metade de sua propriedade intelectual. Além disso, a Wright é condenada a pagar os honorários do advogado e as despesas relacionadas incorridas nesta moção.
O tribunal entendeu que Craig Wright havia argumentado de má-fé, cometendo perjúrio e apresentando provas falsas durante a moção.
O julgamento em andamento começou em 2018, quando Kleiman – o irmão do falecido sócio de Wright, Dave Kleiman – requisitou metade do holding de bitcoin no chamado Tulip Trust, alegando que Wright defraudou a propriedade da família.
O magistrado disse:
“Dr. Wright e David Kleiman firmaram uma parceria 50/50 para desenvolver a propriedade intelectual do Bitcoin e minerar bitcoins; (2) qualquer propriedade intelectual relacionada ao Bitcoin desenvolvida pelo Dr. Wright antes da morte de David Kleiman era propriedade da parceria, (3) todo bitcoin extraído pelo Dr. Wright antes da morte de David Kleiman (“a parceria do bitcoin”) era propriedade da parceria quando minerada; e (4) os demandantes atualmente mantêm uma participação no bitcoin da parceria, e quaisquer ativos rastreáveis a eles. ”
Consequentemente, o argumento de Craig Wright – de que o bitcoin é inacessível devido tanto à morte de seu ex-parceiro de negócios quanto a um complicado mecanismo de criptografia – foi considerado de má-fé.
As sanções são de Wright sozinho, escreveu Reinhart.
“Eu acredito sem hesitação que as sanções não são aplicáveis contra o advogado do Dr. Wright”, escreveu o juiz, acrescentando:
“O advogado defende zelosamente e eticamente seu cliente. O conselho tem sido infalivelmente sincero com este Tribunal, mesmo quando a conduta do Dr. Wright e declarações conflitantes criaram situações embaraçosas para um advogado. ”
Jason Gottlieb, sócio da Morrison Cohen LLP, disse que a decisão foi “atípica” processualmente, e o juiz distrital que supervisiona o julgamento pode não aceitar a decisão de Reinhart sem emenda.
Anteriormente, o testemunho de Wright foi declarado “inconsistente” pela juíza distrital Beth Bloom.
Kleiman foi representado por Kyle Roche e Velvel Freedman da Roche Freedman LLP, enquanto Wright foi representado pela Rivero Mestre LLP.
Kleiman deve comunocar Wright sobre os custos apropriados até de 20 de setembro. Embora essa decisão determine a responsabilidade, novas descobertas para o julgamento podem estar em andamento.
Fonte: coindesk