Criadores de SPECTRE apresentam novo protocolo de blockchain ‘PHANTOM’

Phantom busca melhor dimensionamento

Os criadores por trás dos projetos SPECTRE e GHOST apresentatam um novo protocolo de dimensionamento do blockchain.

Chamado de PHANTOM, o protocolo tem como objetivo fornecer a confirmação de transações seguramente através de qualquer forma de tráfego que a rede suportar – contratos inteligentes estão incluídos.

Os autores Yonatan Sompolinsky e Dr. Aviv Zohar detalharam o novo protocolo em um artigo publicado nesta semana, desenvolvido com base no SPECTRE, no qual se desvia da estrutura de bloco comum do bitcoin com grafos de blocos acíclicos orientados mais dimensionáveis (blockDAGs). A equipe descreve a tecnologia como uma “generalização da chain de Satoshi que melhor se adapta a um conjunto de blocos rápidos ou grandes.

Diferente de soluções off-chain como a Lightining Network, na qual as transações são conduzidas em uma camada separada, a Phantom apresenta meios on-chain de conseguir dimensionamento.

Leia mais: Opção de compra e venda de Bitcoins disponível em aplicativo móvel

Organização linear de blocos

Os autores explicam que o principal foco do PHANTOM é permitir a organização linear dos blocos, o que não é possível no protocolo SPECTRE. Para fazer isso, o protocolo usa um “algoritmo ganancioso” no blockDAG para identificar os blocos minerados por nós “honestos”, mas não aqueles nós “não colaboradores” que se desviam do protocolo de mineração.

O artigo diz:

Usando esta distinção, o protocolo PHANTOM fornece uma organização completa por meio do blockDAG em uma maneira que é consequentemente aceita por todos os nós honestos.

Por organizar linearmente, dizem os autores, o PHANTOM é capaz de dimensionar qualquer computação, incluindo contratos inteligentes.

No entanto, Sompolinsky e Zohar observam que, por adotar a organização linear, o protocolo sacrifica um pouco da velocidade de confirmação conseguida anteriormente pelo SPECTRE. Os pesquisadores apresentaram planos para resolver esse problema no futuro.

Fonte: Coindesk.com

 

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/