Cripto abordagem inovadora para DAOs no Reino Unido, em 2022
Uma cripto abordagem inovadora está sendo adotada pelo Reino Unido, enquanto muitas outras nações e centros de fintech estão enfrentando a tecnologia e a atividade de blockchain com aparente relutância, parece que o Reino Unido decidiu jogar.
Na empolgação do IFGS 2022 da Innovate Finance, John Glen MP, Secretário Econômico do Tesouro, esclareceu a posição do governo do Reino Unido sobre o que ele chamou de cripto tecnologia.
Dirigindo-se ao público de profissionais e entusiastas de tecnologia, John declarou:
Se as tecnologias criptográficas serão uma grande parte do futuro, então nós, o Reino Unido, queremos estar do lado que apoia e não do lado que combate e cria dificuldades.
Tiro na cabeça do secretário
Há algum tempo, o governo do Reino Unido parece estar indeciso. Embora a cripto tecnologia tenha sido mencionada no relatório Kalifa de fevereiro de 2021, vários players do setor privado optaram por explorar seu potencial até agora. O governo tem se concentrado mais em mitigar os possíveis riscos da tecnologia.
Glen fez referência às diferentes opiniões em torno das tecnologias criptográficas em seu discurso, destacando as preocupações das partes interessadas sobre os riscos potenciais e o papel que os ativos digitais podem desempenhar em atividades ilícitas.
Estamos cientes de que os ativos criptográficos se mostraram atraentes para criminosos e estados hostis, disse ele. É por isso que tomamos medidas proativas para evitar seu uso indevido.
Inovação liderando o caminho
Apesar da aparente relutância em abraçar o potencial inovador das tecnologias criptográficas, o secretário de Economia anunciou uma mudança de tom em termos de regulamentação, daqui para frente.
Vemos um enorme potencial em criptomoedas… e queremos nos dar todas as chances de tirar o máximo proveito, disse ele. Não vamos diminuir nossos padrões, mas vamos manter nossa abordagem tecnologicamente neutra.
Ter uma regulamentação robusta e eficaz não impedirá a inovação. Isso realmente o impulsionará – dando às pessoas e empresas a confiança de que precisam para pensar e investir a longo prazo.
- Veja também: Hackers roubam US$ 15 milhões da Inverse Finance
Ele seguiu seu discurso, afirmando que a nova cripto abordagem do Reino Unido daqui para frente terá uma vantagem de três pontos:
“Um plano detalhado”
“A determinação de aprender rapidamente”
“O governo terá um papel de liderança” daqui para frente
O plano envolve uma cripto abordagem dinâmica, liderada pela comunicação com os players do setor. Reconhecendo a velocidade com que a indústria de fintech evoluiu, Glen falou da vontade de agir rapidamente, respondendo às necessidades regulatórias do mercado em diferentes setores.
Devemos pensar em termos de código regulatório… que refinamos e reescrevemos quando precisamos… moldado por suas contribuições e conselhos… e com o Tesouro e os reguladores, por meio da Força Tarefa de cripto ativos, trabalhando juntos para criar um cenário regulatório dinâmico que funciona para todos, disse ele.
Um foco distinto da discussão em torno das tecnologias criptográficas nos últimos anos tem sido a implementação de moedas estáveis, o que também foi abordado.
O secretário econômico do tesouro anunciou que o governo adotará as novas moedas, integrará moedas estáveis à futura rede de pagamentos e criará um regime regulatório que incentivará a inovação no mercado de criptomoedas.
Cripto abordagem diferenciada no estatuto jurídico das DAOs
Além disso, avanços na legislação em torno da natureza descentralizada das tecnologias criptográficas também estão na agenda. Glen falou sobre o papel da comissão jurídica na criação do status de super hub fintech do Reino Unido e anunciou a realização de um novo projeto no futuro.
As Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) são fundamentais para a tecnologia blockchain e, até agora, seu status legal era incerto em todo o mundo. Glen afirmou que o novo foco da Comissão Jurídica seria voltado exatamente para isso.
Toda essa atividade está acontecendo em um cenário de inovação empolgante e transformadora em torno da próxima evolução da internet: Web3, como muitos chamam, disse ele.
Ninguém sabe ainda com certeza como será a Web3. Mas há todas as chances de que o blockchain seja parte integrante de seu desenvolvimento… com um ecossistema mais descentralizado, aberto e de propriedade do usuário.
Queremos que este país esteja lá, liderando e buscando as maiores oportunidades econômicas.
Isso marca um grande desenvolvimento no cenário regulatório em relação aos DAOs no Reino Unido. Até agora, os DAOs não foram reconhecidos como entidades legais, criando atritos na evolução da tecnologia descentralizada.
O progresso que o anúncio sinaliza pode colocar o Reino Unido em uma vantagem significativa no cenário global ao permitir a inovação para fintechs e pode ter implicações substanciais na maneira como outras nações percebem os DAOs e a tecnologia descentralizada daqui para frente.
Um NFT Royal Mint
Como demonstração desse compromisso com as tecnologias descentralizadas, o Secretário Econômico anunciou então a criação de um NFT governamental, emitido pela Casa da Moeda Real.
O primeiro de seu tipo, globalmente, o NFT encomendado pelo governo está programado para ser lançado no verão e marca o compromisso do governo do Reino Unido com a implementação de uma nova cripto abordagem e liderança pelo mercado.
Glen descreveu o lançamento como:
Um emblema da cripto abordagem voltada para o futuro, que estamos determinados a adotar.
Embora os detalhes sejam escassos no momento, mais informações serão divulgadas em breve.
Aproveitando-se de um órgão regulador menor
Os pontos de vantagem adicionais mencionados pelo secretário econômico concentram-se no dinamismo do órgão regulador singular e do governo unificado do Reino Unido.
Glen referiu-se à existência dessa cripto abordagem centralizada como uma vantagem distinta em comparação com a UE e os EUA, proporcionando a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições. Relatando várias iniciativas estabelecidas pelo governo e pela FCA, eles visam se concentrar no escopo mais amplo das tecnologias de criptografia.
A variedade de sandboxes regulatórias criadas pela FCA cresceu, com a adição do sandbox Financial Market Infrastructure focado na experimentação de serviços financeiros que sustentam os mercados, com lançamento previsto para o próximo ano.
Fontes de pesquisa sobre nova cripto abordagem do Reino Unido: Lendacademy
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.